Marcos Senna é o primeiro brasileiro a ganhar a Eurocopa
Ex-corintiano é o primeiro jogador nascido na América do Sul a ser campeão da Eurocopa
O brasileiro Marcos Senna se torna o primeiro brasileiro a conquistar a Eurocopa e foi escolhido como um dos melhores do continente. Senna, de 32 anos, foi selecionado pela Uefa como parte do time ideal da competição. Para a imprensa espanhola, o brasileiro foi fundamental para a conquista. "Esse é o melhor momento de minha carreira", admitiu o jogador também é o primeiro sul-americano conseguir o feito.
Veja também:
Espanha derrota a Alemanha e é bicampeã da Eurocopa
A Uefa anunciará nesta segunda a escolha do melhor jogador do torneio e Senna está entre os candidatos também a esse título. "Senna deu a segurança no centro que permitiu que os talentos espanhóis se desenvolvessem. Sem frescuras e com disciplina tática, foi a base do sucesso espanhol", afirmou a Uefa.
"Não é mais suficiente que um jogador apenas roube a bola. Precisa ter as condições técnicas para jogar com critério", afirmou o diretor técnico da Uefa, Morten Olsen. Segundo ele, Senna é exemplo desse jogador. Não por acaso, o brasileiro naturalizado espanhol já ganhou o nome de "pulmão da Espanha", mesmo aos seus 32 anos.
Badalado pela imprensa internacional e por seus companheiros, Senna agora prevê um confronto entre Brasil e Espanha na Copa das Confederações no próximo ano. "O Brasil está passando por um momento difícil. Mas o Brasil é sempre o Brasil e chegará o seu momento", disse.
Questionado pelo Estado se a Espanha seria melhor time que o Brasil, evitou responder. "Sinto-me privilegiado por ser dos dois países", disse. Religioso, Senna confessou que tomou "um pouquinho" no vestiário.
Capdevilla disse que foram "várias". "Tinha de comemorar com os meninos. Merecemos ganhar." O time ideal da Uefa ainda tem Iker Casillas como o melhor goleiro torneio - ele foi o primeiro camisa 1 a levantar o troféu como capitão de uma equipe. Sua atuação de gala e a defesa de pênaltis contra a Itália na quarta de final assegurou o título ao jogador. Os demais são Carles Puyol, do Barcelona.
Michael Ballack, o turco Hamit Altintop, o croata Luka Modric e o holandês Wesley Sneijder formam o meio de campo ideal para a Uefa.
No ataque, David Villa foi eleito como a revelação do torneio. O atacante não jogou a última partida, mas ficou com quatro gols. Outros atacantes selecionados pela Uefa foram o alemão Bastian Schweinsteiger e o russo Arshavin.
CAMPEÕES SUB-20
O goleiro Iker Casillas, o zagueiro Carlos Marchena e o meio-campo Xavi Hernández estavam presentes na conquista do Campeonato Mundial Sub-20, na Nigéria, em 1999.
Xavi e Marchena eram titulares, enquanto Casillas era reserva daquela seleção. No entanto, o goleio participou do jogo contra Gana pelas quartas-de-final e foi decisivo na disputa por pênaltis. Comandada por Inaki Saez, a Espanha derrotou o Japão na final por 4 a 0.
MELHOR EQUIPE
A Espanha encerrou a competição com o melhor ataque e a melhor defesa. A equipe do técnico Luis Aragonés marcou 12 vezes ao longo do torneio, e levou apenas três em todas as seis partidas que disputou. A única partida em que a Espanha não marcou foi contra a Itália nas quartas-de-final (decidida nos pênaltis).
Já a defesa espanhola foi a menos vazada, levando apenas três gols. Rússia, Suécia e Grécia foram os times que conseguiram furar o setor defensivo armado por Aragonés.
ARTILHEIRO
O atacante David Villa se tornou o primeiro jogador espanhol a se sagrar artilheiro isolado da Eurocopa ao terminar a edição de 2008 do torneio com quatro gols, mesmo sem entrar em campo na final. Villa marcou todos os gols na primeira fase: três contra a Rússia na estréia da Espanha na competição e outro diante da Suécia.
O polonês naturalizado alemão Lukas Podolski, único que podia ameaçar a liderança de Villa na artilharia, não balançou as redes no confronto de hoje e terminou com três.
(Com EFE)
Notícias relacionadas:
Siga o @EstadaoEsporte no Twitter
Notícias ESPN
- 01 Petrobras busca reajuste de combustíveis via ...
- 02 Serra chama de 'lixo' livro sobre ...
- 03 Para bispo, ministra da Secretaria das ...
- 04 Japão mobiliza 900 soldados para ...
- 05 Retrospectiva 2011: Terremoto e tsunami matam ...
- 06 Mercadante quer dar bônus para escola que ...
- 07 Irã bloqueia acesso ao Google e a outras ...
- 08 PT reage a FHC: 'Disputa ideológica sobre ...
- 09 Presidente do PT critica privatizações ...
- 10 Para Marta, aliança entre Haddad e Kassab em ...
Programação da TV
-
14/02 15h30
Braga x Besiktas
Futebol | Liga Europa
ESPN -
14/02 17h45
Bayer Leverkusen x Barcelona
Futebol | Liga dos Campeões
ESPN Brasil e Esporte Interativo -
14/02 17h45
Lyon x APOEL
Futebol | Liga dos Campeões
ESPN -
14/02 19h00
Jogos
Tênis | Brasil Open
SporTV 2 e BandSports -
14/02 19h00
Uberlândia x Pinheiros
Basquete | NBB
SporTV
Grupo Estado
- Copyright © 1995-2011
- Todos os direitos reservados










