María de Villota, uma mulher na Fórmula 1
A espanhola de 31 anos fez testes de 300 quilômetros com o modelo R29 da Renault
SÃO PAULO - A Fórmula 1 volta a ensaiar a possibilidade de ter uma mulher no grid. Trata-se da espanhola María de Villota Comba, de 31 anos, que já correu na F-3000 europeia e na P. Palmer. Ela foi procurada pela Renault para fazer uma série de testes com o modelo R29, de 2009. Está empolgada.

“Nem tive tempo de pensar direito no convite. Fiz uma série de teste e andei 300 quilômetros no circuito de Paul Ricard. É um sonho de qualquer piloto ter uma oportunidade como essa”, disse María ao Marca, da Espanha.
María comentou que seu agente está diretamente em contato com Bernie Ecclestone, o todo poderoso da Fórmula 1. Ecclestone quer ver uma mulher na categoria como estratégia para aumentar a audiência e despertar o interesse de um público diferente, o feminino e o mais jovem. Também vislumbra oportunidades comerciais nisso.
A última vez que a Fórmula 1 teve uma mulher na pista foi na temporada de 1992, quando Ayrton Senna ainda era vivo. A italiana Giovanna Amati dirigiu um Brabham. Ela participou de três Grandes Prêmios, mas em nenhum deles conseguiu classificar seu carro para o grid.
Antes de Giovanna outras quatro mulheres correram na categoria. A pioneira foi a também italiana Maria Teresa de Filippis (1958 e 1959). Depois veio Lella Lombardi, também da Itália, nos anos de 1974 a 1976. Teve ainda a britânica Divina Galica (1976 e 1978) e a sul-africana Desiré Wilson (1980).
Mária é filha de Emilio de Villota, que correu na categoria nos anos 70. “Nossa relação com a Renault é boa e eles nos deram esta oportunidade. Eu tenho a determinação de estar na Fórmula 1 e estamos dando os primeiros passos”, disse.
A Renault ficou animado com a ideia de ter uma mulher em seus carros. “Ficamos animados em oferecer a María a chance de pilotar o R29. Estamos orgulhosos de oferecer nossa habilidade para contatar novos talentos. María fez exatamente o que esperávamos dela”, disse o chefe de equipe Eric Boullier.
Não será tão fácil assim. A idade, de 31 anos, e o fato de María não disputar campeonatos há dois anos reduzem a chance de ela correr na categoria.
Siga o @EstadaoEsporte no Twitter
Notícias ESPN
-
/liverpool
Roberto Martínez volta a negociar com o Liverpool e tem até quinta para decidir
-
/bahia
Zé Roberto é identificado por árbitro após agressão em jogo do Bahia
-
/corinthians
VÍDEO: Após treino, Tite visita a Fundação Casa e os canais ESPN; Assista
-
/futebolinternacional
Dzeko já acertou salários com o Bayern de Munique, diz rede alemã
-
/eurocopa
Casillas exalta evolução e favoritismo espanhol na disputa da Euro
- 01 Serra chama de 'lixo' livro sobre ...
- 02 Rota invade suposta reunião do PCC e ação ...
- 03 Mercado financeiro prevê PIB abaixo de 3% em ...
- 04 Obama dá sinal verde a sanções contra ...
- 05 Cachoeira fica calado e CPI antecipa fim de ...
- 06 Marconi Perillo se antecipa à CPI do ...
- 07 Governo já discute redução de superávit ...
- 08 ‘Estado’lança site e aplicativo para ...
- 09 Crise atual pode ser pior que a Grande ...
- 10 FGV: País tem queda de 7,26% no número de ...
Programação da TV
-
30/05 Agora
Jogo
Tênis | Roland Garros
ESPN -
30/05 15h15
Valencia x Barcelona
Basquete | Liga Espanhola
BandSports -
30/05 16h00
Espanha x Coreia do Sul
Futebol | Amistoso
SporTV -
30/05 21h00
New Jersey Devils x Los Angeles Kings
Hóquei no gelo | NHL
ESPN -
30/05 21h07
stados Unidos x Brasil
Futebol | Amistoso
Globo e SporTV
Grupo Estado
- Copyright © 1995-2012
- Todos os direitos reservados










