Outras tragédias em estádios marcaram o futebol brasileiro
Acidente em Salvador lembra o ocorrido em 1992 na final entre Flamengo e Botafogo pelo Campeonato Brasileiro
A tragédia de Salvador não foi a primeira na história do futebol brasileiro. Na decisão do Campeonato Brasileiro de 1992, no dia 19 de julho, Flamengo e Botafogo se enfrentaram na final da competição. Momentos antes de os dois times entrarem em campo, as grades que ficam no primeiro degrau das arquibancadas cederam: centenas de pessoas caíram, três morreram e outras 90 saíram feridas. O jogo foi realizado normalmente. As organizadas do Flamengo colocaram suas faixas no lugar para que mais ninguém caísse.
Veja também:
Fonte Nova é interditado e vistorias começam nesta manhã
Seis vítimas da tragédia no Fonte Nova são identificadas
Governador da BA lamenta acidente e interdita Fonte Nova
Sete pessoas morrem após partida do Bahia na Série C
Bragantino e Bahia antecipam acesso na Série C
Galeria de fotos da tragédia na Fonte Nova
Em 21 de novembro de 1995, num amistoso entre Corinthians e Taubaté, um muro do estádio da cidade caiu e 20 pessoas foram parar no fosso; cinco delas se feriram gravemente.
Na final da Copa João Havelange, em 2000, o Estádio São Januário, do Vasco, estava lotada para a partida contra o São Caetano. Resultado: a grade que separa a torcida do gramado cedeu e 175 pessoas se feriram. O jogo foi interrompido.
Dois anos depois, numa partida entre Ponte Preta e Guarani, no Brinco de Ouro da Princesa, 25 pessoas caíram de uma altura de quatro metros, após rompimento do alambrado.
Mas o primeiro episódio do gênero ocorreu em 1964, quando parte da arquibancada da Vila Belmiro caiu em um jogo entre Santos e Corinthians, deixando 181 torcedores feridos. Cinco anos depois, em 2 de março de 1969, um tumulto no jogo entre os dois times, no Morumbi, derrubou um dos muros do estádio e matou um torcedor.
Em 1973, o Fluminense viajou ao Piauí para um amistoso contra o Tiradentes, que marcaria a inauguração do Estádio Alberto Tavares da Silva, o Albertão. Mais de 30 mil pessoas lotaram o estádio, uma grade de segurança se rompeu e cinco pessoas morreram. Pelo menos outras 70 se feriram.
No exterior
Tragédias em estádios não são exclusividade brasileira. A mais grave de todas aconteceu em Sheffield, na Inglaterra, em 1989. No jogo entre Liverpool e Nottingham Forest, 96 pessoas morreram esmagadas. Quatro anos antes, em Bruxelas, na Bélgica, 39 torcedores foram mortos no Estádio de Heysel, durante o jogo entre Liverpool e Juventus, pela Copa dos Campeões. Depois dessas tragédias, as autoridades ingleses proibiram a instalação de alambrados nos estádios de futebol.
Tragédias no Brasil e no mundo:
1902 - Escócia
40 mortes e 160 feridos no Estádio de Ibrox, em Glasgow
1946 - Inglaterra
44 mortes e 500 feridos no Estádio de Bolton
1964 - Brasil
181 feridos, Estádio Vila Belmiro
1964 - Peru
301 mortes e mais de 500 feridos no Estádio Nacional de Lima
1968 - Argentina
73 mortes e 150 feridos, no Estádio La Bombonera
1969 - Brasil
1 morto, Estádio do Morumbi
1971 - Egito
48 mortes e 50 feridos, no Estádio do Zamelek
1973 - Brasil
5 mortos e 70 feridos, Estádio Albertão, no Piauí
1985 - Bélgica
39 mortes e 35 feridos, no Estádio de Heysel Park, em Bruxelas
1989 - Inglaterra
95 mortes e 100 feridos, no Estádio de Sheffield
1992 - Brasil
3 mortes e 90 feridos, no Estádio do Maracanã
1996 - Guatemala
80 mortes e 150 feridos, no Estádio de Mateo Flores
2000 - Brasil
175 feridos, Estádio São Januário
2001 - Gana
20 mortes e 60 feridos, no Estádio Nacional de Acra
2002 - Brasil
25 feridos, Estádio Brinco de Ouro da Princesa
Siga o @EstadaoEsporte no Twitter
- 01 Petrobras busca reajuste de combustíveis via ...
- 02 Serra chama de 'lixo' livro sobre ...
- 03 Para bispo, ministra da Secretaria das ...
- 04 Japão mobiliza 900 soldados para ...
- 05 Retrospectiva 2011: Terremoto e tsunami matam ...
- 06 Mercadante quer dar bônus para escola que ...
- 07 PT reage a FHC: 'Disputa ideológica sobre ...
- 08 Irã bloqueia acesso ao Google e a outras ...
- 09 Presidente do PT critica privatizações ...
- 10 Para Marta, aliança entre Haddad e Kassab em ...
Programação da TV
-
14/02 12h00
Jogos
Tênis | Brasil Open
SporTV 2 e BandSports -
14/02 15h30
Braga x Besiktas
Futebol | Liga Europa
ESPN -
14/02 17h45
Bayer Leverkusen x Barcelona
Futebol | Liga dos Campeões
ESPN Brasil e Esporte Interativo -
14/02 17h45
Lyon x APOEL
Futebol | Liga dos Campeões
ESPN -
14/02 19h00
Jogos
Tênis | Brasil Open
SporTV 2 e BandSports
Grupo Estado
- Copyright © 1995-2011
- Todos os direitos reservados










