Punição contra campeão olímpico Bekele é suspensa
Fundista etíope e outros 34 atletas haviam sido afastados de competições por terem faltado a treinos
BRUXELAS - O presidente da Federação Etíope de Atletismo, Bisrat Gashawten, afirmou nesta terça-feira que a punição aplicada a Kenenisa Bekele, campeão olímpico nas provas dos 5.000 e 10.000 metros nos Jogos de Pequim, em 2008, foi suspensa. O fundista da Etiópia, ao lado de outros 34 atletas do país, havia sido proibido de participar de competições locais e internacionais por tempo indeterminado após ter faltado a um período de treinos, agendado para o início deste mês, visando o Mundial Indoor que será realizado em março.
Entre os atletas punidos estava também a campeã olímpica dos 5.000 e 10.000 metros em Pequim, Tirunesh Dibaba. A punição foi anunciada na semana passada pela entidade que controla o atletismo na Etiópia, mas o próprio organismo já havia admitido que poderia anular a suspensão aos atletas se os mesmos justificassem o motivo da ausência aos treinamentos.
O próprio empresário de Bekele, Jos Hermens, minimizou a importância da punição e acusou a federação local de querer chamar a atenção do público com a mesma, após a Etiópia amargar uma participação ruim no último Mundial de Atletismo, realizado em Daegu, na Coreia do Sul, em agosto de 2011.
A punição anunciada pela entidade chegou a colocar em dúvida a participação de Bekele e outros atletas da Etiópia na Olimpíada de Londres, cujas competições de atletismo acontecerão em agosto. Entretanto, agora o corredor e seus compatriotas estão liberados para defender o país nos Jogos Olímpicos.
A suspensão da punição aos atletas aconteceu após uma reunião realizada na noite da última segunda-feira, que contou com a presença de dirigentes da Federação Etíope de Atletismo, dos atletas e de seus representantes. "Nós concordamos em discutir todos os assuntos relativos aos seus problemas", disse Bisrat Gashawten, depois de confirmar que todos foram oficialmente reintegrados para poder participar de competições a partir de agora.
A Etiópia é, assim como o Quênia, uma grande força do atletismo em provas de longa distância, sendo que no último Mundial os etíopes conquistaram apenas uma medalha de ouro, contra sete dos quenianos na competição. E o país de Bekele foi apenas o nono colocado no quadro geral da competição, com apenas cinco medalhas ao total, diante das 17 do Quênia, que ficou em terceiro lugar. O fato teria motivado a Federação Etíope de Atletismo a anunciar a punição severa após a ausência dos seus atletas ao período de treinamentos marcado para o início deste mês.
Notícias relacionadas:
Siga o @EstadaoEsporte no Twitter
Notícias ESPN
-
/selecaobrasileira
Neymar chega aos EUA e é barrado na imigração 'por não ser Pelé'; CBF nega
-
/palmeiras
Felipão reconhece má atuação, explica mudanças e reclama de questionamento: 'Vocês não sabem nada'
-
/copadobrasil
Para Copa, Luxemburgo vê mudança emocional, e Felipão quer usar tempo para 'melhorar muito'
-
/fluminense
Abel culpa expulsão de Wallace por empate: 'Tem que ter um pouquinho de responsabilidade'
-
/eurocopa
Da Copa à Euro, Espanha muda só quatro, e atual elenco tem 12 do título europeu de 2008
- 01 Serra chama de 'lixo' livro sobre ...
- 02 Obama dá sinal verde a sanções contra ...
- 03 Cachoeira fica calado e CPI antecipa fim de ...
- 04 Montadoras fazem feirões para baixar ...
- 05 Assessor da Comissão da Verdade defende ...
- 06 Governo já discute redução de superávit ...
- 07 ‘Estado’lança site e aplicativo para ...
- 08 Para ruralistas, veto ao Código Florestal ...
- 09 Crise atual pode ser pior que a Grande ...
- 10 Empreendedores criam software que ajuda ...
Programação da TV
-
27/05 Agora
San Antonio Spurs x Oklahoma City Thunder
Basquete | NBA
Space -
28/05 06h00
Jogos
Tênis | Roland Garros
ESPN -
28/05 18h10
Estudiantes x Arsenal
Futebol | Campeonato Argentino
Esporte Interativo -
28/05 19h15
Carlos Barbosa x Orlândia
Futsal | Liga Futsal
SporTV -
28/05 21h30
Final da Conferência Leste - Miami Heat x Boston Celtics
Basquete | NBA
ESPN
Grupo Estado
- Copyright © 1995-2012
- Todos os direitos reservados











