Saltadores brasileiros treinam com Bubka e Isinbayeva
Fabiana Murer e Fábio Gomes da Silva estão em Donetsk, na Ucrânia para aprender com 'mestres'
Os atletas brasileiros Fabiana Murer e Fábio Gomes da Silva, além do técnico Elson Miranda, estão trabalhando em Donetsk, na Ucrânia, no Sergei Bubka Club, um ginásio antigo, do tempo do comunismo, numa cidade com temperaturas atuais abaixo dos três graus centígrados. Mas a opção foi por freqüentar a melhor escola do salto com vara do mundo em um ano olímpico - os dois atletas têm índice para competir em Pequim. E, o que é ainda melhor, na companhia de professores e alunos da melhor qualidade.
Os dois brasileiros estão treinando com o técnico Vitaly Petrov e sua aluna mais ilustre, a recordista mundial do salto com vara, a russa Yelena Isinbayeva (já saltou 5,01 metros). De quebra, eles recebem dicas do próprio Sergei Bubka, que mandou na prova por décadas e, mesmo aposentado aos 44 anos, ainda é o recordista mundial - com 6,14 metros, feito em 1994.
Elson Miranda, que treina vários atletas do salto no Ibirapuera, em São Paulo, está impressionado por ver centenas de saltadores reunidos, de moleques de dez anos a atletas de elite, no clube de Bubka - uma estrutura modesta -, e vários técnicos trabalhando. "São duas as áreas de salto, sempre cheias", contou o treinador.
Todos querem aprender, ou dominar com perfeição, a técnica do free take off (transição), criada por Petrov e feita com precisão por Bubka. "Pela técnica, a vara ainda nem envergou e o atleta já está no ar", explicou Elson Miranda. "Foi bom conversar com o Bubka porque o Petrov entende da técnica, mas o Bubka tem a sensação do que sentia no salto, na decolagem", explicou Fabiana Murer, a recordista sul-americana (4,66 metros).
Além de receber as dicas de Bubka, Fabiana Murer treina há um mês com Isinbayeva, que trabalha para bater o recorde mundial indoor (4,93 metros) em Valência, de 7 a 9 de março, e por uma medalha olímpica. A brasileira também vai ao Mundial Indoor na cidade espanhola, pensando em melhorar sua marca sul-americana. Antes disso, porém, as duas fazem uma prova só de salto com vara, que leva o nome de Bubka, dia 16 de fevereiro, em Donetsk. Depois, viajam para saltar dia 21, na Polônia, e 24, na França.
Notícias relacionadas:
Siga o @EstadaoEsporte no Twitter
Notícias ESPN
-
/brasilopen
Bellucci pede prioridade à sua estreia na 4ª à noite: 'Futebol tem toda semana'
-
/santos
Neymar celebra companhia de Rafael e Ganso na Seleção: 'Santos em peso'
-
/championsleague
VÍDEO: Lyon supera retranca adversária, vence Apoel e joga por um empate no Chipre
-
/mercadodabola
Edu estuda liberar Vitor Junior à Portuguesa e não descarta troca com Guilherme
- /skateparadise
- 01 Petrobras busca reajuste de combustíveis via ...
- 02 Serra chama de 'lixo' livro sobre ...
- 03 Para bispo, ministra da Secretaria das ...
- 04 Japão mobiliza 900 soldados para ...
- 05 Irã bloqueia acesso ao Google e a outras ...
- 06 Retrospectiva 2011: Terremoto e tsunami matam ...
- 07 Mercadante quer dar bônus para escola que ...
- 08 PT reage a FHC: 'Disputa ideológica sobre ...
- 09 Presidente do PT critica privatizações ...
- 10 Em 2004, ministra admitiu ter feito ...
Programação da TV
-
14/02 Agora
Jogos
Tênis | Brasil Open
SporTV 2 e BandSports -
14/02 Agora
Uberlândia x Pinheiros
Basquete | NBB
SporTV -
14/02 21h00
Osasco x Praia Clube
Vôlei | Superliga Feminina
SporTV
Grupo Estado
- Copyright © 1995-2011
- Todos os direitos reservados










