ir para o conteúdo
 • 

Patrocinado por

Você está em Esportes > Esportes

Traje influencia na quebra de recordes e preocupa natação

Novo produto utilizado por atletas será submetido a discussão e especialista em tecidos atesta vantagem

28 de março de 2008 | 19h 55
Milton Pazzi Jr. - estadao.com.br

O mundo do esporte e da natação estão espantados. É comum a quebra de muitos recordes na proximidade de uma Olimpíada, como agora, em Pequim em agosto, mas não da forma como aconteceu no período de um mês até aqui: foram batidos 17 recordes, sendo 16 por atletas com o macacão Fastskin LZR Racer, desenvolvido pela Speedo em parceria com a Nasa.

Veja também:

 Empresa não teme reavaliação de macacão pela Fina

 Vote: o macacão deve ser considerado como doping?

É a suspeita da Federação Internacional de Natação (Fina), que já anunciou que pretende voltar a investigar o produto, após aprová-lo e se espantar com as novas marcas. Há um pouco de marketing na história, admite a própria empresa fabricante, que garante disponibilizar a todos os atletas na Olimpíada. Dos brasileiros, Thiago Pereira e Nicholas Santos, patrocinados pela empresa, já o possuem e utilizam.

"Essa quantidade de recorde teve influência desse macacão. Gruda de uma forma no corpo que elimina o atrito. Com certeza quem não o utilizar terá uma desvantagem, não há dúvidas. Se as outras marcas não fizerem algo, ficarão para trás", diz Agnaldo Pescelaro, coordenador do curso de tecnologia têxtil da Fatec, em Americana (SP).

FÓRMULA 1

A grande vantagem do uniforme é o fato de diminuir o atrito com a água, 5% menor que a versão anterior. Seu design foi desenvolvido com túneis de vento. "É como num Fórmula 1. Estão tirando os pontos de turbulência, de resistência, transformando tudo em velocidade, até peso menor e o fato de se ajustar ao corpo. Com isso, o nadador economiza energia com a diminuição da vibração da musculatura e leva vantagem", afirma o professor.

Pescelaro explica a diferença de tecido envolvendo uma sunga ou maiô tradicionais. "A sunga e o maiô não tem aderência perfeita no corpo, cria bolsões de ar. Isso enche de água. Ou seja, você leva água junto. Além disso tem de amarrar, ou seja, mais uma resistência. E tem uma perda de energia através da vibração de musculatura, pois o corpo fica exposto. Por encharcar, você leva 100, 200 gramas a mais de peso. Com esse macacão, o nadador vai arrastar só o peso do tecido, que é mínimo", aponta.

A grande evolução para o professor, no macacão da Speedo, é o tecido. "Tem essa fibra que não é atacada por produto químico, o cloro principalmente, e não perde consistência com o tempo. A grande evolução é a matéria-prima, náilon combinado com essa fibra elastomérica".

ARMA

Numa projeção para o futuro, ele acredita que os macacões podem evoluir para algo que cubra até a cabeça. "Só não sei como não fizeram algo ainda em forma de cone, que diminui o atrito do ombro, aí vai virar um torpedo. Não terá atrito da água com o corpo. Mas não esqueçamos que a técnica da natação, dos atletas, ainda é decisiva."

 OS RECORDES QUE CAÍRAM EM 2008

 16/2/08: 200 m costas - Kirsty Coventry (ZIM) 2min06s39

 17/2/08: 50 m livre - Eamon Sullivan (AUS) 21s56

 17/2/08: 100 m costas - Natalie Coughlin (USA) 59s21

 8/3/08: 50 m costas - Hayley McGregory (USA) 28s00

 18/3/08: 4 x 100 m livre - (NED) 3min33s62 (Dekker, 53s77; Kromowidjojo, 53s61; Heemskerk, 53s62, e Veldhuis, 52s62)

 21/3/08: 100 m livre - Alain Bernard (FRA) 47s60

 22/3/08: 400 m medley - Stephanie Rice (AUS) 4min31s46

 22/3/08: 50 m costas - Emily Seebohm (AUS) 27s95

 22/3/08: 100 m livre - Alain Bernard (FRA) 47s50

 23/3/08: 50 m costas - Sophie Edington (AUS) 27s67

 23/3/08: 50 m livre - Alain Bernard (FRA) 21s50

 24/3/08: 50 m livre - Marleen Veldhuis (NED) 24s09

 24/3/08: 400 m livre - Federica Pellegrini (ITA) 4min01s53 (*)

 25/3/08: 400 m medley - Stephanie Rice (AUS) 2min08s92

 27/3/08: 50 m livre - Eamon Sullivan (AUS) 21s41

 27/3/08: 100 m livre - Libby Trickett (AUS) 52s88

 28/3/08: 50 m livre -Eamon Sullivan (AUS) 21s28

 Obs.: * não estava usando o maiô




Siga o @EstadaoEsporte no Twitter

Programação da TV

  • 14/02 15h30

    Braga x Besiktas

    Futebol | Liga Europa

    ESPN
  • 14/02 17h45

    Bayer Leverkusen x Barcelona

    Futebol | Liga dos Campeões

    ESPN Brasil e Esporte Interativo
  • 14/02 17h45

    Lyon x APOEL

    Futebol | Liga dos Campeões

    ESPN
  • 14/02 19h00

    Jogos

    Tênis | Brasil Open

    SporTV 2 e BandSports
  • 14/02 19h00

    Uberlândia x Pinheiros

    Basquete | NBB

    SporTV
Programação completa

Santos goleia Linense com reservas no Paulista

  • Santos goleia Linense com reservas no Paulista
  • Corinthians vence o clássico com São Paulo e ganha moral para Libertadores
  • Palmeiras passa fácil pelo Ituano e lidera o Paulistão
Classificados de Imóveis
Carros | Empregos | Mix