Uruguai vence e silencia as vuvuzelas da África do Sul
Diego Forlán e Álvaro Pereira marcam e complicam a situação dos anfitriões na Copa 2010
.jpg)
Dylan Martinez/Reuters
SÃO PAULO - A empolgação da África do Sul foi embora nesta quarta-feira, 16, no Loftus Versfeld, em Pretória. Na abertura da segunda rodada da Copa 2010, a seleção da casa perdeu por 3 a 0 para o Uruguai e agora vê sua classificação às oitavas de final ficar complicada. Autor dos gols, Diego Forlán é o nome do pesadelo dos anfitriões. Álvaro Pereira marcou o terceiro gol. De quebra, o goleiro Khune recebeu o cartão vermelho.
Veja também:
TABELA - Jogos | Classificação | Simulador
GALERIA - Imagens de África do Sul x Uruguai
OLHAR SOBRE O MUNDO - Fotos do dia
| "Silêncio das vuvuzelas" | |
| A África mostrou no primeiro tempo que assimilou bem o estilo de Parreira. Bola prá lá, bola prá cá e…nada. | |
Com a derrota, os anfitriões seguem com apenas um ponto na competição, enquanto os uruguaios vão a quatro. Para piorar a situação dos anfitriões, França e México ainda jogam pelo Grupo A. Na última rodada, os sul-africanos enfrentam os atuais vice-campeões do mundo precisando de uma vitória e uma combinação de resultados.
| "África desconfiada" | |
| A primeira Copa do Mundo na África pode reservar também a primeira eliminação de um anfitrião na primeira fase. | |
13 minutos. Esse foi o tempo que demorou a seleção de Carlos Alberto Parreira para dar o primeiro chute a gol. Depois de tanto rodar a bola no meio-campo, como tanto gosta o seu técnico, Tshabalala resolveu tomar a iniciativa. Autor do gol no primeiro jogo, ele arriscou sem sucesso. No lance seguinte, mandou ainda mais distante da meta defendida por Muslera, que sequer sujou o uniforme na etapa inicial.
Vuvuzelas em silêncio. Mas foi o uruguaio Forlán que mostrou como se faz. Estrela do time, ele mandou de fora da área e contou com um desvio no ombro do zagueiro Mokoena para abrir o placar. Foi o primeiro gol da sua seleção na Copa.
| Os números |
|
|
| Foram os chutes em gol de Diego Forlán. Além do tento marcado, o craque da partida eleito pela Fifa distribuiu ainda outros 42 passes. Acabou como o artilheiro e o garçom. |
A partir daí, a equipe Celeste cresceu ainda mais. A pressão sentida pelos Bafana Bafana era visível e acabou dando espaço para os três atacantes adversários. Além de Forlán, Cavani e Luis Suárez também criavam chances de perigo.
Para a etapa complementar, Parreira bem que tentou mudar de lado a sorte da partida. O problema estava mesmo no banco de reservas. Os jogadores dependiam demais da empolgação vinda das arquibancadas para conseguir um resultado melhor. Continuaram a tocar a bola, sem finalizar em gol. O time nem de longe era o mesmo do empate na estreia.
| ÁFRICA DO SUL | 0 |
| Khune ; Gaxa, Khumalo, Mokoena, Masilela; Letsholonyane (Moriri), Dikgacoi , Tshabalala, Modise; Pienaar (Josephs) e Mphela | |
| Técnico: Carlos Alberto Parreira | |
| URUGUAI | 3 |
| Muslera; Maxi Pereira, Lugano, Godín, Fucile (Álvaro Fernandez); Diego Pérez (Gargano), Arévalo, Álvaro Pereira; Forlán, Cavani (Sebastian Fernandez) e Luis Suárez | |
| Técnico: Óscar Tabárez | |
| Gols: Diego Forlán, aos 24 minutos do 1.º Tempo. Diego Forlán, aos 36; Álvaro Pereira, aos 48 minutos do 2.º Tempo. Árbitro: Massimo Busacca (SUI) Estádio: Loftus Versfeld, em Pretoria | |
Sem tomar conhecimento dos anfitriões, o Uruguai continuou atacando. Luis Suárez não parou de infernizar os zagueiros - tanto que até teve a boca cortada por um deles. De quebra, o atacante sofreu um pênalti que originou a expulsão do goleiro Khune. Na cobrança, Forlan bateu firme no alto, sem chance para o substituto Josephs.
A reação do estádio não era esperada antes do início da primeira Copa realizada em solo africano. Depois do gol, os torcedores começaram a deixar o Loftus Versfeld. Já nos minutos finais, Álvaro Pereira aproveitou cobrança de escanteio para decretar a derrota.
Não tinha mais jeito. A África saiu derrota e Parreira segue sem vencer em Mundiais com uma seleção que não seja a brasileira. O Uruguai voltou a vencer na competição depois de 1990 - ficou fora em 94 e 98.
.jpg)
Ivan Sekretarev/AP
- 01 Serra chama de 'lixo' livro sobre ...
- 02 Obama dá sinal verde a sanções contra ...
- 03 Governo já discute redução de superávit ...
- 04 Montadoras fazem feirões para baixar ...
- 05 Assessor da Comissão da Verdade defende ...
- 06 ‘Estado’lança site e aplicativo para ...
- 07 Para ruralistas, veto ao Código Florestal ...
- 08 Cachoeira fica calado e CPI antecipa fim de ...
- 09 Crise atual pode ser pior que a Grande ...
- 10 Cliente não entende desconto e mercado para
Grupo Estado
- Copyright © 1995-2012
- Todos os direitos reservados












