A casa é nova, mas o sushiman é um velho conhecido na Liberdade

A primeira vez que o paulista Otavio Hidemitsu Barbosa empunhou uma faca de sushi ele tinha 18 anos. Foi no restaurante de um clube de golfe frequentado apenas por japoneses. Mitsu, como ficou conhecido pelos colegas, era o mais novo da equipe.

Cristiana Menichelli, O Estado de S.Paulo

25 Novembro 2010 | 01h09

Agora, mais de 20 anos depois, o experiente sushiman dá um passo importante na carreira com a inauguração de seu primeiro restaurante, o Ji Yuu Sushi. O nome da casa quer dizer liberdade e expressa bem o momento atual de Mitsu.

É munido desse espírito independente que o sushiman pretende conduzir o Ji Yuu, aberto em sociedade com o jovem Rodrigo Sato, de 25 anos. Os dois se conheceram no Sushi Lika, onde Mitsu trabalhou nove anos. "Sato foi meu ajudante e tem um ritmo parecido com o meu", diz o sushiman.

A ideia no Ji Yuu, segundo Mitsu, é ampliar as opções de frutos do mar, servindo iguarias como o idakô (minipolvo japonês), ingrediente de uma salada parecida com a que Mitsu preparava no Lika, mas que ganhou uma nova apresentação no Ji Yuu. É servida com shinshoga (gengibre novo in natura, mais macio e menos fibroso e ardido) e wakami (alga hidratada).

A casa tem 36 lugares e funciona no mesmo endereço que abrigou por décadas o Tanji - fica a poucos metros de distância do Sushi Lika.

E Mitsu avisa: até o dia 4 de dezembro os clientes terão 30% de desconto no almoço e no jantar.

Ji Yuu Sushi

R. dos Estudantes, 166, Liberdade, 3208-1159. 12h/15h e 19h/0h (fecha dom.)

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.