Estadão - Portal do Estado de S. Paulo

Geral » Al Qaeda abandona redutos sírios para Estado Islâmico, diz grupo de monitoramento

Estadão

Estadão

SIRIA

Al Qaeda abandona redutos sírios para Estado Islâmico, diz grupo de monitoramento

Combatentes da Frente Nusra, ligada à rede al Qaeda, se retiraram de duas cidades no leste da Síria nesta quinta-feira, deixando a maior parte da província fronteiriça de Deir al-Zor sob o controle das forças do grupo Estado Islâmico, que está avançando, disse o Observatório Sírio para os Direitos Humanos.

0

REUTERS

03 Julho 2014 | 07h52

A organização afirmou que a Frente Nusra se retirou de Mayadin e Shuhail, reduto regional do grupo, enquanto combatentes das comunidades locais se alinhavam com o Estado Islâmico, que também ocupou províncias muçulmanas sunitas no Iraque.

O Observatório, um grupo de monitoramento com sede na Grã-Bretanha, afirmou que o Estado islâmico, previamente chamado Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL), agora controla uma área da Síria cinco vezes o tamanho do vizinho Líbano.

Na província de Deir al-Zor somente a capital regional e o aeroporto --ainda sob comando das forças do presidente Bashar al Assad-- e poucos vilarejos continuam fora do controle do Estado Islâmico, segundo o Observatório.

No começo da semana o Estado Islâmico ocupou a cidade de Albu Kamal, na fronteira iraquiana, que antes estava sob o controle da Frente Nusra, assumindo assim o controle dos dois lados da passagem fronteiriça.

(Reportagem de Dominic Evans)

Mais conteúdo sobre: