Estadão - Portal do Estado de S. Paulo

Geral » Alibaba compra metade de time de futebol chinês por US$192 mi

Estadão

Estadão

TECH

Alibaba compra metade de time de futebol chinês por US$192 mi

Em um acordo rápido, a maior empresa de comércio eletrônico da China Alibaba está comprando metade do clube de futebol mais bem sucedido do país Guangzhou Evergrande por 192 milhões de dólares.

0

Reuters

05 Junho 2014 | 12h55

Para Jack Ma, bilionário fundador do Alibaba Group Holding e confesso agnóstico em futebol, o movimento pode parecer fantástico, o mais recente em uma série de aquisições para além tradicionais empresas de comércio eletrônico Alibaba.

O Guangzhou Evergrande é de propriedade da empresa de Hong Kong Evergrande Real Estate Group, e a equipe é treinada pelo ex-técnico campeão da Copa do Mundo com a seleção italiana, Marcello Lippi.

O clube venceu a AFC Champions League de 2013, o primeiro chinês a ganhar a principal competição da região em seu formato atual, e terminou em quarto lugar no Mundial de Clubes.

A Alibaba e suas afiliadas gastaram mais de 6 bilhões de dólares este ano em ativos em finanças, entretenimento e saúde, buscando aprofundar a carteira de clientes antes da oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) nos Estados Unidos, e poderá ser a maior empresa de tecnologia a realizar um IPO até a data. A operação avaliaria a Alibaba em 152 bilhões de dólares.

(Por Paulo Carsten)

Mais conteúdo sobre: