Anglo faz 1º embarque de minério do Minas-Rio; inaugura porto do Açu

A Anglo American embarcou seu primeiro carregamento de minério de ferro do projeto Minas-Rio no Brasil, após ter sofrido longo atraso, informou a companhia nesta segunda-feira, elevando a oferta da commodity em um mercado já saturado. A carga de mais de 80 mil toneladas de minério de ferro está a caminho de clientes na China a partir do Porto de Açu, no Estado do Rio de Janeiro. O terminal portuário de Açu é gerenciado pela joint venture Ferroport, com participação de 50 por cento da Anglo e 50 por cento da Prumo Logística (ex-LLX). "Este primeiro embarque marca o início das operações do Porto do Açu", disse a Prumo Logística, em nota. O contrato entre a Anglo e a Ferroport prevê pagamento pela mineradora de 7,23 dólares/tonelada de minério de ferro embarcada, com base no volume anual de 26,5 milhões de toneladas em base natural, pelo prazo de 25 anos. O contrato tem ainda uma cláusula de Take or Pay, que prevê pagamentos de períodos anteriores. "A companhia informa que a Ferroport recebeu os pagamentos referentes aos meses de julho e agosto", disse a Prumo, em nota. O Minas-Rio, maior investimento estrangeiro já feito no Brasil, foi afetado por atrasos e aumento de custos desde que a Anglo o comprou em 2007-2008 do ex-bilionário brasileiro Eike Batista, por cerca de 5,5 bilhões de dólares. Os investimentos para a implantação do empreendimento devem alcançar aproximadamente 20 bilhões de reais, segundo estimativa da Anglo informada em janeiro de 2013 e reiterada em setembro. O investimento, porém, é muito mais alto que o previsto quando a Anglo começou a apostar no projeto. Quando a mineradora comprou sua primeira participação do Minas-Rio, a previsão era que o projeto iniciasse a produção em 2009, com um investimento total estimado em 2,35 bilhões de dólares.

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Por Redação
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MOMENTO DIFÍCIL

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A entrega da Anglo com destino à China está em linha com um compromisso assumido pelo presidente-executivo da Anglo, Mark Cutifani, após uma revisão no ano passado. Mas, se de um lado isso reflete a capacidade do executivo de honrar promessas, o momento do embarque inaugural não é o ideal.

Os preços do minério de ferro caíram cerca de 40 por cento este ano devido à maior oferta por parte das mineradoras Rio Tinto, BHP Billiton e Vale, em meio ao fraco crescimento da demanda.

"Minas-Rio é um legado de decisões anteriores de gestão, mas pelo menos agora ele está em linha com a última previsão de tempo e orçamento", disse o analista da Investec Marc Elliott. "É apenas triste que ele esteja vindo neste momento, e vai agravar a situação de excesso de oferta que está evoluindo rapidamente."

A Anglo disse que está esperando elevar a capacidade de produção no Minas-Rio para 26,5 milhões de toneladas por ano ao longo dos próximos 18 a 20 meses, mas vai precisar de várias licenças e renovações de permissões para entrar em modo totalmente operacional.

Cutifani está confiante que o complexo Minas-Rio será capaz de suportar as difíceis condições de mercado.

"Acreditamos que as perspectivas para o nosso produto premium, em especial, continuam a ser atraentes, apesar da fraqueza atual no preço do minério de ferro, e que a operação totalmente integrada de Minas-Rio --da mina ao porto-- nos permitirá manter a nossa posição de custo baixo de operação no longo prazo", disse Cutifani em um comunicado.

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(Por Silvia Antonioli em Londres e Marta Nogueira no Rio de Janeiro)

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