Apagão foi causado por falha em usina de Goiás

O apagão que atingiu ao menos seis Estados do País na noite do último sábado foi provocado por uma falha na usina hidrelétrica Itumbiara, administrada por Furnas, no Estado de Goiás. Segundo o Ministério de Minas e Energia, o problema ocorreu com a configuração do sistema resultante e provocou o desligamento de aproximadamente 8.800 MW de carga, sendo 50% na Região Sudeste.

ANNE WARTH, Agência Estado

16 Dezembro 2012 | 22h37

De acordo com informações do Operador Nacional do Sistema (ONS), o blecaute atingiu os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas, Acre, Mato Grosso e Rondônia. Conforme o ministério, uma hora após a perturbação, mais de 90% da carga já havia sido restabelecida.

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, enviou ontem uma equipe técnica à usina para verificar as causas do incidente e convocou uma reunião extraordinária do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico, em Brasília, da qual participaram o secretário-executivo do Ministério, Márcio Zimmermann, o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Nelson Hubner, o diretor-geral do ONS, Hermes Chipp, e o presidente de Furnas, Flávio Decat. Hoje, o ONS vai coordenar uma reunião para avaliar as causas da falha.

Mais conteúdo sobre:
apagão causa

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.