Após pressão no Parlamento britânico, banqueiro abre mão de bônus milionário
O premiê David Cameron também foi alvo de críticas pelo pacote que seria pago ao diretor do banco.

O diretor do banco britânico Royal Bank of Scotland (RBS), Stephen Hester, anunciou nesta segunda-feira que abriu mão de um bônus de quase um milhão de libras (cerca de R$ 2,7 milhões) no seu salário, após pressões políticas no Parlamento da Grã-Bretanha que chegaram a atingir até o primeiro-ministro David Cameron.
Durante a crise financeira de 2008, o RBS foi um dos bancos britânicos que mais precisaram de ajuda do governo para não quebrar. Na ocasião, o governo assumiu 82% do controle do RBS.
Na semana passada, o anúncio de que Hester receberia 963 mil libras em bônus provocou indignação em parte da opinião pública britânica, em um momento em que a economia do país está voltando a ficar no vermelho.
Críticos reclamam que é indecente Hester receber um bônus de quase um milhão de libras depois de o banco ter sido socorrido com dinheiro público, enquanto o governo promove grandes cortes no gasto público, congelando salários de policiais e enfermeiras por falta de recursos.
O premiê David Cameron sofreu pressões para usar o poder do governo dentro do banco para vetar o bônus de Hester. No entanto, o primeiro-ministro disse que deixaria a cargo do diretor do RBS decidir se receberia o dinheiro ou não.
Cameron foi criticado pelo Partido Trabalhista, de oposição, pela atitude. Após a declaração de Cameron, os trabalhistas prometeram colocar a questão do bônus de Hester em votação no Parlamento.
Repercussão positiva
Nesta segunda-feira, o ministro das Finanças da Grã-Bretanha, George Osbourne, elogiou a decisão de Stephen Hester de abrir mão do seu bônus.
Segundo o ministro, a decisão "sensata e bem-vinda" abre caminho agora para que Hester "se concentre em devolver bilhões de libras aos contribuintes".
O líder do Partido Trabalhista, Ed Miliband, também elogiou Hester, dizendo que o diretor do RBS "fez a coisa certa".
Hester disse ao editor de Negócios da BBC, Robert Peston, que teria sido um erro deixar um banco semi-nacionalizado lutar pelo bônus de seu principal executivo no Parlamento, quando muitos veem a remuneração como sendo excessiva.
Segundo Peston, se o caso fosse à votação, o bônus provavelmente seria vetado.
O conselho de administração do RBS havia decidido que Stephen Hester merecia o bônus porque o executivo teria fortalecido o banco em sua gestão. O banqueiro assumiu o RBS após a crise de 2008, substituindo Sir Fred Goodwin, que esteve à frente do RBS durante quase toda a década.
No período, o banco teve um grande crescimento financeiro, mas Goodwin caiu em desgraça política, visto por muitos como culpado por decisões que quase levaram à quebra do banco em 2008.
Desde então, Goodwin caiu em desgraça política. No começo do mês, David Cameron anunciou que um comitê está investigando a possibilidade de retirar o título de cavaleiro da Rainha do ex-banqueiro. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.
Notícias relacionadas:
- Gilmar Mendes acusa 'bandidos' de tentar intimidar STF
- Bônus do Brasil são seguros entre emergentes, diz jornal
- Declarações contra Lula complicam adiamento do mensalão--fontes do PT
- Gurgel encaminha representação contra Lula para 1a instância
- Luiz Henrique relatará MP do Código Florestal em comissão mista
Siga o @estadao no Twitter
- 01 Serra chama de 'lixo' livro sobre ...
- 02 Rota invade suposta reunião do PCC e ação ...
- 03 Mercado financeiro prevê PIB abaixo de 3% em ...
- 04 Obama dá sinal verde a sanções contra ...
- 05 Marconi Perillo se antecipa à CPI do ...
- 06 Cachoeira fica calado e CPI antecipa fim de ...
- 07 Governo já discute redução de superávit ...
- 08 ‘Estado’lança site e aplicativo para ...
- 09 Crise atual pode ser pior que a Grande ...
- 10 FGV: País tem queda de 7,26% no número de ...
Grupo Estado
- Copyright © 1995-2012
- Todos os direitos reservados





