1. Usuário
Geral
Assine o Estadão
assine


Aumenta número de atingidos pelas cheias no RS

LUCAS AZEVEDO, ESPECIAL PARA A AE - Agência Estado

06 Julho 2014 | 19h 09

O número de pessoas atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul voltou a subir. Conforme levantamento da Defesa Civil estadual, são 18.535 desalojados (em casas de parentes e amigos) e 1.748 desabrigados (recolhidos em prédios públicos). A quantidade de cidades em emergência e que decretaram estado de calamidade pública continua a mesma desse sábado: 78 e duas, respectivamente.

Conforme a empresa de meteorologia MetSul, a frente fria que cruza o território gaúcho afasta a instabilidade. Nesta segunda-feira, 7, o sol predomina e o amanhecer será frio. As mínimas podem cair a 2ºC e 4ºC na região da Campanha e na fronteira com o Uruguai. "Todos os sinais são de que esta semana terá o predomínio do tempo seco com dias de sol, noites frias e tardes amenas. A madrugada mais fria será a da terça-feira, quando são esperadas marcas de 5ºC ou menos na maioria das regiões gaúchas, com chance de geada em diversas regiões", afirma o meteorologista Luiz Fernando Nachtigall.

O especialista explica que, com o esperado predomínio do tempo seco no decorrer da semana, os rios baixarão mais rapidamente, o que fará com que muitas pessoas que estão fora de casa possam regressar a suas residências. Chuva mais generalizada, adverte Nachtigall, apenas no próximo domingo.