1. Usuário
Geral
Assine o Estadão
assine


Bonecões lembram Pelé e Mandela em Salto

JOSÉ MARIA TOMAZELA - Agência Estado

01 Março 2014 | 16h 17

Pelé, o eterno ''rei do futebol'' e o ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela, falecido em dezembro de 2013, serão destaques no carnaval de rua deste ano em Salto, região de Sorocaba. Os bonecos gigantes dos dois líderes engrossam o bloco dos Bonecões da Barra, que desfilam a partir de 20h30 deste sábado (1) pelas ruas da cidade.

Ao todo, serão 22 bonecões, entre eles os que representam o craque Neymar, o ex-presidente Lula e a presidente Dilma Rousseff. O bloco dos bonecões volta a se apresentar domingo, às 20h30, no desfile das escolas de samba da cidade, e na segunda e terça-feira, no mesmo horário, nas apresentações dos blocos carnavalescos.

A tradição dos bonecos gigantes teve início na década de 1960, quando moradores do Bairro da Barra, às margens do Rio Tietê, confeccionaram figuras com papel e cola para retratar membros da própria comunidade. Anos depois, os retratados passaram a ser personalidades mundiais, como o cantor Michael Jackson e o presidente norte-americano Barack Obama. Atualmente, os bonecões têm até três metros de altura e são feitos em estrutura de bambu, recoberta com isopor e tecidos. No período que antecede o carnaval, artesãos e costureiras se revezam para confeccionar as figuras. Alguns bonecos chegam a pesar 40 quilos, por isso ganharam rodinhas. No ano passado, as figuras mais antigas passaram por um processo de restauração.