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BR Malls vê alta de 8% em vendas em 2013, investirá R$526 mi

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Por Redação
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A BR Malls, maior administradora de shopping centers do país, espera atingir no próximo ano crescimento em vendas comparáveis perto de 8 por cento, em linha com o desempenho previsto para 2012, com foco em expansões, novos projetos e aquisições. A companhia deve fechar 2012 com crescimento de vendas no conceito mesmas lojas --que considera aquelas em operação há pelo menos 12 meses-- entre 7 e 8 por cento. "Em 2013 (a expansão) deve ficar em torno de 8 por cento", disse o presidente-executivo da BR Malls, Carlos Medeiros, em encontro com analistas e investidores, nesta quarta-feira. Neste ano até setembro, as vendas de mesmas lojas acumulam alta de 7,3 por cento. A empresa tem programadas para o próximo ano inaugurações de três expansões e de um novo shopping, como parte do plano de desenvolver entre dois e três novos projetos por ano, em média, nos próximos cinco anos. Para manter esse ritmo de crescimento, a companhia planeja manter a estratégia de realizar fusões e aquisições, segundo Medeiros. "Desde 2008 somos a companhia que mais desenvolveu shoppings e vamos continuar sendo... vamos continuar crescendo muito por fusões e aquisições", afirmou o executivo. Considerando aquisições de empreendimentos e de participação em shoppings, a empresa já realizou 50 operações. "Temos capital para fazer essas aquisições... somos a empresa (do setor) que está mais bem posicionada para isso", acrescentou. A BR Malls planeja investir 526 milhões de reais em expansões e novos projetos em 2013, o que equivale a um aumento de 16 por cento ante os 453 milhões desembolsados neste ano. Já em 2014, o valor deve ser de aproximadamente 277 milhões de reais. Os valores, segundo o vice-presidente financeiro, Leandro Lopes, não consideram possíveis aquisições. Este ano, a administradora destinou 541 milhões de reais a três aquisições e dois aumentos de participação. Ainda entre as metas traçadas para 2013, a BR Malls planeja elevar a receita originada de aluguéis, com aumento dos valores em novos contratos e renovações. "Temos muito espaço ainda para aumentar aluguel (de shoppings)", disse Medeiros, referindo-se ao valor menor praticado pela BR Malls em relação a concorrentes. "Também vamos usar nossa escala para reduzir os custos condominiais". Segundo o executivo, a companhia deve fechar este ano com alta de cerca de 9 por cento em aluguéis mesmas lojas, enquanto para 2013 a previsão é de aumento entre 8 e 10 por cento. "Vamos tentar crescer em linha com este ano", disse. A empresa considera ainda reciclar seu portfólio por meio da venda de participações minoritárias em projetos. A BR Malls tem atualmente 51 shoppings em operação no país. (Por Vivian Pereira)

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