Brancas e jovens uvas catarinenses

Na terceira prova de vinhos de Santa Catarina (só para lembrar, provei os espumantes e os rosés em colunas anteriores), foram degustados os brancos. Como a região é jovem, com vinhedos recentes, os vinhos menos concentrados costumam ser melhores, deixando a ótima acidez natural da região aparecer sem exageros de carvalho.

Luiz Horta,

23 Fevereiro 2011 | 19h08

As vinícolas são caprichadas e tendiam a usar madeira com liberalidade, o que nem sempre é vantagem - a abundância não é grande amiga da imaginação. Felizmente essa fase passou e o carvalho deixou de ser preponderante, permitindo um Núbio Sauvignon Blanc, líquido expressivo e matador de sede.

É uma curiosa e bem-sucedida incursão vinícola do que é, por história e vocação, uma cooperativa produtora de maçãs, a Sanjo - maçãs que estão virando uma sidra que promete ser digna das normandas e bretãs. Por enquanto, fazem sidra no método charmat, mas querem a bebida fermentada de maçã e sem adição de gás, o que será uma novidade e um passo na recuperação de um prazer destruídos pelos refrigerantes alcoólicos inadequadamente chamados de sidras. Esperemos.

Outro vinho que se destacou foi o Chardonnay Villagio Grando, com carvalho bem discreto e incorporado. Anos atrás, numa feira Expovinis os vinhos da empresa eram pura madeira. Agora, afinados, deixaram a excelente fruta que possuem expressar-se, ganhando muito. O Chardonnay tem estrutura e acidez, que o toque acarvalhado dignifica e enobrece sem sobrepujar suas qualidades. Bem gostoso.

Uma grande atração de Santa Catarina é justamente o vigor de aprendizado, gente que resolveu fazer vinhos, vai fazendo e aprende no processo.

 

Viagem engarrafada

Parada 32/100

Região de São Joaquim, Planalto Catarinense

Chardonnay e Sauvignon Blanc

A altitude favorece o ponto correto de maturação das uvas

 

Veja também:

link Núbio Sauvignon Blanc 2009

link Villagio Chardonnay 2008

link Chardonnay 2008

link Francioni Chardonnay

Mais conteúdo sobre:
vinhos Luiz Horta

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.