Ir para o conteúdo
ir para o conteúdo
 • 
Você está em Notícias >
Início do conteúdo

Brasil não vai deixar 'gringo' vencer Olimpíada do Rio, diz Lula

28 de outubro de 2009 | 14h 52
REUTERS

Em sua primeira visita à cidade desde que liderou a vitória do Rio de Janeiro na disputa pela Olimpíada de 2016, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira que o país vai se preparar para não deixar os estrangeiros saírem vencedores da competição.

"Não vamos fazer Olimpíada para que gringo venha aqui ganhar nossas medalhas. Vamos nos preparar como nunca para ganhar essas medalhas", disse o presidente durante a inauguração da reforma realizada num ginásio poliesportivo na Vila Olímpica da Mangueira.

Lula afirmou que os atletas do país precisam se preparar adequadamente para melhorar a posição do Brasil no quadro de medalhas quando a Olimpíada for realizada pela primeira vez no país.

Apesar de ter uma das maiores e mais diversificadas populações do mundo, o Brasil nunca conquistou mais do que cinco medalhas de ouro numa mesma Olimpíada, e tem como recorde as 15 medalhas conquistas nos Jogos de Pequim.

Até mesmo no futebol, o único título que falta ao vitorioso cartel nacional é o ouro olímpico.

O presidente pediu que o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) convoque todas as confederações e federações dos esportes olímpicos do país a apresentar um projeto para 2016.

"Estamos exigindo que cada um apresente um plano estratégico e um plano de metas para as Olimpíadas, não vamos conseguir patrocínios se apresentarmos apenas ideias. Temos que colocar no papel o que a gente quer fazer para 2016", afirmou.

O presidente destacou mais uma vez a importância da vitória do Brasil sobre nações desenvolvidas na eleição do Comitê Olímpico Internacional (COI) do início do mês em Copenhague, na Dinamarca. O Rio superou Madri, Tóquio e Chicago para se tornar a primeira cidade sul-americana a realizar uma Olimpíada.

"Fui para Copenhague com raiva. Vi muita gente dizendo que o Rio não iria ganhar... nós queremos provar que um país só vai para frente quando o brasileiro acreditar no brasileiro e tiver a auto-estima elevada", disse Lula, lembrando que a vitória do Brasil foi uma das maiores emoções da sua vida.

"Foram os 45 minutos mais emocionantes da minha vida, pensei que já tinha ultrapassado todas as emoções", afirmou o presidente sobre a apresentação da candidatura brasileira, que teve Lula como principal orador.

Ele também lembrou a importância dos trabalhos de preparação para a realização dos Jogos, que representarão uma oportunidade para mostrar a imagem do país no exterior.

"As Olimpíadas são a consagração desse país. Se fizermos bem feito, seremos ganhadores, senão ficaremos marcados como fracasso", disse.

"Vamos fazer Olimpíadas para dar inveja àqueles que já fizeram", acrescentou.

(Reportagem de Rodrigo Viga Gaier; Edição de Pedro Fonseca)



Tópicos: POLITICA, LULA, MEDALHAS*

Estadão PME - Links patrocinados

Anuncie aqui

Siga o Estadão




Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo