Estadão - Portal do Estado de S. Paulo

Geral » Cade aprova transferência de reserva mineral da Vale para Samarco

Estadão

Estadão

MINERACAO

Cade aprova transferência de reserva mineral da Vale para Samarco

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, a transferência de reserva mineral para exploração de minério de ferro da Vale para a Samarco Mineração, empresa que pertence aos grupos Vale e BHP Billiton.

0

REUTERS

04 Julho 2014 | 08h10

O aval foi publicado em despacho no Diário Oficial da União desta sexta-feira.

A Samarco, na qual Vale e BHP possuem igual participação, comercializa pelotas de minério de ferro voltadas para o mercado externo.

Segundo documento submetido pelas empresa ao Cade, a Vale fará a transferência da reserva total à Samarco, por meio do arrendamento parcial de certos direitos minerários (Direito Minerário Conta História Norte e Direito Minerário Alegria).

Em contrapartida, a BHP e a BHP Billiton Metais farão a cessão de outros direitos para a Vale (Direito Minerário Itajuru e Direito Minerário Pitangui).

"Considerando as duas transferências realizadas e o fato de que o potencial total estimado transferido pela Vale à Samarco é mais do que o dobro do potencial total estimado recebido pela Vale da BHP, tem-se que a operação representa, de fato, uma pequena desconcentração nas reservas de minério de ferro detidas pela Vale, equivalente ao acréscimo das reservas detidas pela Samarco", completaram as companhias.

(Por Marcela Ayres)

Mais conteúdo sobre:

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.