Café em destaque em 50 casas por 13 dias

Com o dobro de participantes do ano passado, começa na segunda-feira, 17, a 2ª SP Coffee Week, criada por Flavia Pogliani e Marcela Herz para celebrar e estimular o consumo do café brasileiro de qualidade.

O Estado de S.Paulo

06 Fevereiro 2014 | 02h09

Entre os 50 participantes estão hamburguerias, bares, rotisserias, docerias e cafeterias - além do food truck Buzina, que servirá arroz-doce gelado acompanhado de expresso (R$ 7).

"A tendência neste ano são as preparações refrescantes, como os cafés gelados, frapês e sorvetes com café", diz Flavia, que trabalhou no Martins Café. "Espero que o café gelado seja cada vez mais incorporado aos cardápios, não só como opção de sobremesa, mas como bebida mesmo, dividindo espaço com os sucos, por exemplo."

Até 2 de março, os participantes oferecem preparações especiais em que o café é o protagonista. Segundo a organizadora, o objetivo da SP Coffee Week é destacar espaços que não só investem em grãos selecionados, mas também têm serviço e atendimento adequados ao preparo, como moagem de grãos sob demanda (no caso do expresso), uso de água mineral ou filtrada e equipamentos próprios para cada modalidade.

Na próxima semana, o barista Diogo Bianchi comandará um workshop sobre princípios teóricos e práticos do serviço de café em estabelecimentos comerciais.

Gratuito, o curso será exclusivo para proprietários e funcionários das casas participantes da SP Coffee Week. Entre os temas que entram na pauta do evento, estão o preparo do expresso e do café coado, e a vaporização correta do leite.

"A ideia é investir em todas as partes da cadeia, de forma que a melhora na qualidade do que é servido chegue ao consumidor final", diz Flávia.

Coffee Lab, Santo Grão, Martins Café e Sofá Café são as torrefadoras oficiais da SP Coffee Week. Elas ajudam na curadoria do evento e vão promover degustações gratuitas (é preciso fazer reserva para participar), em que o público terá a chance de comparar o café da casa com aquele preparado com marcas mais populares. Mais informações: www.facebook.com/spcoffeeweek.

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