Cerveja de um lúpulo só

O nome do jogo é "adivinhe o lúpulo": três espécies de lúpulo em três cervejas com o mesmo estilo base. Parece coisa de beer geeks, aficionados por cerveja. Mas, paradoxalmente, um kit single hops em que cada cerveja tem um tipo de lúpulo, é uma experiência bacana, principalmente para quem gosta e está aprendendo mais sobre a bebida. Já comum no exterior, a prática ganha um representante nacional, com preço mais em conta, produzido pela microcervejaria paranaense Way, com três lúpulos: Cascade, Amarillo e Citra.

O Estado de S.Paulo

30 Agosto 2012 | 03h12

O princípio do single hops é repetir a mesma receita base - água, maltes e levedura -, alternando apenas o lúpulo utilizado.

Um dos ingredientes básicos da cerveja, o lúpulo dá, além de aromas e sabores, o amargor - em doses maiores ou menores - à bebida. Em algumas receitas há combinações de mais de meia dúzia de tipos, das dezenas existentes. Daí a graça de poder perceber, claramente, a ação de cada um, dando ora mais aromas e sabores - herbais, florais, cítricos e picantes -, ora mais amargor.

No caso da Way, a base é uma american pale ale, estilo que já integra a linha fixa da microcervejaria. "Há milhares de lupulomaníacos, muitos amantes de Cascade, Amarillo, etc. Mas qual realmente é o impacto do lúpulo no aroma e sabor da cerveja? O consumidor sabe distinguir um de outro?", questiona Alejandro Vinocur, sócio da fábrica.

Segundo ele, a escolha do lúpulo Amarillo para integrar o kit se deu porque ele virou raridade no mercado, a do Cascade, pelo frescor e pela legião de fãs, e a do Citra, pelo cítrico e pela refrescância que confere. Foram produzidos só 1.500 kits com 3 garrafas de 310 ml, que, em São Paulo, devem custar a partir de R$ 30.

É o primeiro kit single hops brasileiro em escala comercial. Há dois anos, a cervejaria caseira Brix, de Piracicaba, lançou um conjunto com seis tipos de lúpulo. Há ainda no mercado o kit IPA is Dead, da escocesa Brewdog, com uma base de india pale ales e quatro tipos de lúpulo diferentes, que custa a partir de R$ 150. Informações sobre o kit da Way, que começa a ser vendido na segunda quinzena de setembro: www.waybeer.com.br.

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