1. Usuário
Geral
Assine o Estadão
assine


Chuva alivia nível de reservatórios no interior de SP

José Maria Tomazela - O Estado de S. Paulo

16 Fevereiro 2014 | 07h 49

Apesar da melhora, ainda não é suficiente para suspensão do rodízio de água

A volta das chuvas entre a tarde de sexta-feira e a manhã desse sábado, 15, aliviou o risco de colapso no abastecimento de água de cidades da região de Sorocaba. Em Itu, com a água racionada há dez dias, havia chovido 15 milímetros até a manhã de ontem. O nível dos reservatórios teve uma ligeira melhora, mas insuficiente para a suspensão do rodízio.

Em Salto, a chuva acumulou 29 milímetros entre a tarde de sexta-feira e a manhã de ontem. A cidade está em situação de emergência em razão da queda no nível dos reservatórios.

Em Sorocaba, uma chuva contínua durante dez horas acumulou 46 milímetros de água. É esperada queda no consumo e o risco de racionamento está afastado.

No município de Itaberá, em situação de emergência por causa da estiagem, as chuvas chegaram tarde para salvar as lavouras - a quebra nas plantações de soja chega a 80%. A expectativa é de melhora nas pastagens, salvando o gado que já começava a morrer de fome e sede.

Em Itapetininga, a chuva veio acompanhada de fortes rajadas de vento. Na região central, árvores caíram atingindo veículos e a rede elétrica.

Em São Miguel Arcanjo e Sarapuí, as rajadas de vento derrubaram árvores e interditaram vias urbanas.