PUBLICIDADE

Conflito na Ucrânia leva mais de 1 milhão a sair de casa, diz Acnur

Segundo Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, pelo menos 814 de ucranianos se encontram na Rússia sob diferentes condições

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:
Homem caminha entre veículos destruídos após bombardeio na cidade de Ilovaysk, no leste da Ucrânia Foto: Maxim Zmeyev/Reuters

Mais de 1 milhão de pessoas foram forçadas a sair de casa devido ao conflito na Ucrânia, incluindo 814.000 ucranianos que estão agora na Rússia em diferentes condições, disse o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), nesta terça-feira.

PUBLICIDADE

O número de desalojados dentro da Ucrânia devido ao conflito quase dobrou nas últimas três semanas para ao menos 260.000, e há mais pessoas fugindo, disse um pouco antes a agência da ONU a repórteres em Genebra.

"É seguro dizer que há agora mais de 1 milhão de pessoas desalojadas como resultado do conflito, interna e externamente, em conjunto", disse Vincent Cochetel, diretor do Acnur para a Europa, a jornalistas.

"Quero dizer, 260.000 na Ucrânia, uma estimativa por baixo, 814.000 na Rússia, e então você acrescenta o restante.. na Belarus, Moldávia, União Europeia."

(Reportagem de Stephanie Nebehay)

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.