Coreia do Sul volta ao calendário e pontuação dobrada é retirada da F1

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Por Redação
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A Fórmula 1 desistiu nesta quarta-feira da pontuação dobrada na última corrida e restabeleceu provisoriamente o Grande Prêmio da Coreia do Sul para o calendário de 2015, que ficaria com o recorde de 21 corridas. A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) listou a Coreia como a quinta corrida da temporada, em 3 de maio, com o GP da Espanha, em Barcelona, previsto para o fim de semana seguinte. A volta da Coreia após sua retirada em 2014 foi uma surpresa. A reviravolta inesperada e a antiga relutância das equipes em ter mais de 20 corridas imediatamente levantaram dúvidas sobre a probabilidade de isso acontecer. A temporada vai começar na Austrália em 15 de março. O México também vai voltar ao calendário depois de uma ausência de 23 anos, com uma corrida marcada para 1 de novembro na Cidade do México. Alterações no regulamento incluem a decisão de abandonar o experimento controverso com o dobro de pontos introduzido neste ano para a última corrida, em Abu Dhabi. O formato era impopular entres os torcedores e arriscou mudar o destino desta temporada, com o campeão Lewis Hamilton sob risco de perder terreno para seu companheiro de Mercedes Nico Rosberg, apesar de ter vencido 10 corridas contra cinco do alemão. Um plano para a introdução de relargadas após a introdução de um carro de segurança também foi descartado, pois as equipes levantaram questões de segurança, mas um sistema de "carro de segurança virtual" foi acordado. "Vai ser normalmente utilizado quando bandeiras amarelas duplas forem necessárias em qualquer parte da pista e os competidores ou funcionários possam estar em perigo, mas as circunstâncias não justificam o uso do próprio carro de segurança", disse a FIA. A partir de 2016, as regras de superlicença serão mudadas para garantir que os pilotos tenham pelo menos 18 anos antes que possam fazer suas estreias. Se a regra valesse para este ano, a mudança teria deixado de fora da categoria o adolescente holandês Max Verstappen, que vai se tornar o mais jovem piloto aos 17 anos, quando estrear com a Toro Rosso em março. A FIA disse que uma reunião do grupo de estratégia do esporte foi convocada para 18 de dezembro para se concentrar em maneiras de reduzir os custos. (Reportagem de Alan Baldwin)

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