Crédito ao consumidor só ganha tração no começo de 2013--Serasa Experian

A inadimplência elevada está mantendo o ritmo das operações de crédito ao consumidor abaixo do padrão histórico no Brasil, tendência que só deve ser revertida no começo de 2013, apontou relatório divulgado pela Serasa Experian nesta segunda-feira.

Reuters

03 Dezembro 2012 | 12h52

O indicador de perspectiva do crédito, que tenta antever os movimentos cíclicos da concessão de crédito com seis meses de antecedência, subiu 0,5 por cento em outubro, para 98,5 pontos. Foi a terceira alta mensal seguida do indicador, após quase um ano de recuos mensais consecutivos.

"Isso significa que o crédito está crescendo, mas abaixo da média histórica do país", disse à Reuters o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.

Segundo a instituição, as pessoas estão aproveitando o momento favorável, com queda de juros e estabilidade no mercado de trabalho, para quitar ou renegociar dívidas em atraso.

Para empresas, o indicador apontou recuo de 0,2 por cento em outubro, para 100,1. Apesar da queda, o indicador mostra melhor trajetória de recuperação, disse Rabi.

(Por Aluisio Alves)

Mais conteúdo sobre:
FINANCAS CREDITO SERASA*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.