Deixe longe das crianças

Chegou a vez das jujubas, pirulitos e balas de goma ganharem sabores sofisticados

11 Novembro 2010 | 08h08

 

 

 

 

 

 

Aos atrevimentos da cozinha atual faltava o de modificar as guloseimas infantis. Agora não mais. Chegou a vez das jujubas, pirulitos e balas de goma ganharem ares refinados, gastronômicos e sabores sofisticados

Há uma onda mundial de balas e confeitos gourmets voltados para paladares mais refinados que os das crianças. São doces para adultos, de sabores sofisticados e combinações surpreendentes.

O Paladar foi a campo descobrir o que está acontecendo no mundo das guloseimas. E encontrou balinhas para adultos de todos gostos. Tem bala para quem prefere sabores simples, como lavanda, e invenções para foodies, como um pirulito feito com sal negro do Havaí.

Quer dizer, nenhum adulto precisa fazer beicinho e cobiçar o saco sortido de balas dos outros - a não ser que ele esteja cheio de jujubas americanas com sabores primários de uvas viníferas criadas pela Jelly Bean Wine Bar. Nesse caso, a inveja é inevitável. Você compra o kit e pode reproduzir a brincadeira feita, com "grande esforço", pela equipe do Paladar: mastigar várias jujubas ao mesmo tempo à procura de sabores de vinhos tintos e brancos, como você lerá na página seguinte.

Também focada no público adulto, a Happy Pills conquistou fãs crescidinhos em Barcelona ao associar as balas multicoloridas a mensagens bem humoradas. Inaugurada há cinco anos no bairro gótico, a loja tem atualmente quatro endereços na cidade. Seus potes plásticos parecem vidros de remédio, com curas açucaradas contra os males da vida adulta.

Outra guloseima que tem dado o que falar são os pirulitos artesanais da Lollyphile - destes é melhor manter as crianças afastadas mesmo. É só ver o tipo de combinação para entender o porquê: tem pirulito de vodca, com creme e khalua, de amaretto, de bourbon puro, de bacon com maple e até de absinto. Coisa do americano Jason Lewis, que começou produzindo a bebida ilegal em São Francisco e depois a transformou em pirulito. O negócio fez tanto sucesso que ele agora se prepara para abrir uma fábrica de pirulitos diferentes.

E para adultos com saudade da infância, o lugar certo são as lojas retrôs de Londres, como a Hope & Greenwood e a Mrs. Kibble Olde Sweet Shoppe. Nas duas tradicionais butiques inglesas, todas as balas são produzidas em pequenas quantidades e de forma semi-artesanal.

Agora se a ideia for contentar, ao mesmo tempo, adultos e crianças, há as balas coloridas da Pappabubble, loja de Barcelona que abre sua primeira filial no Brasil na próxima quinta-feira. Artesanais, serão feitas à vista dos clientes, que vão poder provar na hora pedacinhos do doce ainda quente e mole.

Você continua não podendo aceitar balinhas de estranhos, mas balinhas estranhas estão liberadas.

 

Veja também:

linkA fantástica fábrica de balas coloridas

linkQuer um drinque? Lamba um pirulito de vodca

linkJujubas para simular vinhos são coisa séria

linkVinhos para mastigar e outras doçuras

Leia mais:

linkOs embalos da Vila Madalena continuam

linkMcGee, o Professor Pardal da cozinha

linkUm (Quase) neófito entre muitas garrafas e degustadores

linkLíquido mineral e elétrico

linkQual o melhor hambúguer? Pode dar o seu voto

linkTem comida brasileira no Punta del Leste Food & Wine Festival

linkAmma lança chocolate com 100% de cacau

blog Blog do Paladar

 

Mais conteúdo sobre:
paladar jujubas pirulitos balas de goma

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.