1. Usuário
Geral
Assine o Estadão
assine


'Estado' e Insper debatem meio ambiente em 5º encontro

O Estado de S. Paulo

15 Agosto 2014 | 19h 36

Evento ocorre nesta quinta-feira, 28, em São Paulo

 SÃO PAULO - Meio ambiente é o tema do quinto debate da série de encontros do projeto "Fóruns Estadão Brasil 2018". O evento será realizado nesta quinta-feira, 28, no auditório do Insper, em São Paulo. Nos quatro primeiros eventos os temas foram educação, segurança, saúde e infraestrutura. A última discussão, em setembro, será acerca de agricultura.

Os debates são sempre divididos em três painéis. Nesta quinta, a pauta do primeiro é "Evidências de danos ao meio ambiente, aquecimento global e riscos para sociedade", das 9h10 às 10h30. Os debatedores são Patrícia Pinho, do Centro de Ciência do Sistema Terrestre, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e Ricardo Abramovay, da FEA-USP e do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas. A moderação é do jornalista do Estadão Cley Scholz.

"Brasil, uma potência ambiental. Como conciliar desenvolvimento econômico, aspectos sociais e preservação ambiental?" é o tema do segundo painel (10h50 às 12h20). Estão confirmadas as presenças de Cristiano Felix, da  Fiat Chrysler/ América Latina - Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho; José Goldemberg, da USP e do Instituto de Energia e Ambiente; Francisco Graziano, diretor de Relações Institucionais da Camargo Corrêa; e Sérgio Besserman Vianna, da PUC/RJ e da Câmara Técnica de Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura do Rio de Janeiro. A moderadora será Priscila Claro, professora do Insper e pesquisadora em sustentabilidade empresarial.

O último debate do dia abordará "A complexidade regulatória no Brasil e necessidade de uma agenda de longo prazo". Estarão presentes Izabella Mônica Vieira Teixeira, ministra do Meio Ambiente; Marina Grossi, do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) e Shelley Carneiro, da Confederação Nacional da Indústria - Unidade de Meio Ambiente e Sustentabilidade. Paulina Chamorro, da Rádio Eldorado e Estadão, fará a moderação.

O conteúdo do encontro será publicado em cadernos especiais do Estadão com reportagens, entrevistas e estudos inéditos, com apoio do Insper, centro de referência de geração de conhecimento nas áreas de Educação, Administração, Engenharia e Direito. O evento também poderá ser acompanhado minuto a minuto pelo site do Estadão.

Toda a produção jornalística - nos debates, nas páginas dos jornais e no portal - fará parte de um documento que será entregue ao futuro presidente da República e aos governadores eleitos este ano.