PUBLICIDADE

Fórum dos leitores

MAU COMEÇO

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O Partido Social Democrático (PSD) mal começou sua caminhada no cenário político brasileiro e seus primeiros passos já apontam para um mau começo... A proposta de convocação de uma Constituinte exclusiva para 2014 é uma irresponsabilidade. O atual cenário, em que se destaca o amplo domínio exercido pelo PT em todas as esferas da sociedade, só agrava a percepção do tamanho das besteiras que poderiam sair de um colegiado destinado a rever normas constitucionais. A proposta defendida pelo PSD para a nomeação dos honoráveis constituintes consegue ser ainda pior: o voto seria no sistema de lista fechada, cabendo aos partidos, e unicamente aos partidos, a atribuição da indicação dos componentes da Assembleia. Absolutamente decepcionante o início da jornada do PSD - ainda mais para uma sigla que reúne quadros tão prestigiados como Kátia Abreu e Guilherme Afif Domingos.

Henrique Brigatte hbrigatte@yahoo.com.br

Pindamonhangaba

*

CONSTITUINTE

Começa bem o PSD, com Kassab propondo uma constituinte exclusiva. Com a atual Constituição, remendada e sem sintonia com as realidades do País, os ministros do STF ganham um espaço excessivo para legislar.

Gilberto Dib gilberto@dib.com.br

São Paulo

Publicidade

PUBLICIDADE

*

NOVO PARTIDO, UM ERRO

A aprovação pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) da criação do partido comandado pelo prefeito Giberto Kassab, para mim, fora um erro. Primeiramente, pelo alto número de suspeitas que correm desde abril de que as assinaturas eram fraudadas e, depois, porque será mais um partido que nós, o povo, teremos de bancar. E ainda tem mais será mais um para roubar as verbas públicas. Como já dizia o velho ditado: "Onde há fumaça há fogo", se houve suspeitas é que algum motivo os idealizadores do partido deixaram transparecer para que estas se iniciassem. Torcemos para que este seja um partido honesto, e que cumpra com o que Gilberto Kassab disse de valorar a vontade do povo, para que não seja mais um a explorar e ser bancado pela população. E que a população não esqueça das suspeitas nas vésperas das eleições.

Vinícius Bernardes Mondin Guidio vguidio@ig.com.br

São Paulo

*

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

A CRIAÇÃO DO PSD

Está de parabéns o leitor Ênio Rocha da Silveira pela manifestação expressa na edição de 27 deste mês (O TSE e a criação do PSD). Também acompanhei pela TV Justiça o julgamento referente ao pedido de registro do PSD. Realmente o presidente do TSE, Ricardo Lewandowski, mais parecia um advogado de defesa do partido do prefeito Kassab do que um magistrado isento que ali estava para julgar se o pedido de registro obedecera tudo o que determina a legislação e conferir se os mortos exumados para aumentar o número de pessoas incluídas nas listas já tinham voltados à tumba e os que tiveram suas assinaturas falsificadas tinham sido localizados para a devida correção ou substituídos por outros. Mas temos que louvar a esperteza do Kassab, pois quando anunciou a criação do partido foi dizendo que o mesmo surgia para se unir ao Lula. Só com esta frase e somente com ela, o prefeito paulistano ganhou a simpatia do ex-presidente, pois tinha a certeza de que com essa "tacada" granjearia por tabela a simpatia dos integrantes do TSE. Acertou na mosca e agora vamos ter de engolir mais um partido político na sopinha de letras que já temos. Enquanto os pobres são encarcerados por falta de um bom advogado, os ricos e principalmente os políticos sequer precisam deles, pois como é o caso, já contam com a própria estrutura governamental onde os integrantes ao bel prazer do Presidente da República são nomeados não pelo QI (quociente de inteligência, e sim pelo QI de quem indicou). Pouco importa se esse novo partido esteja nascendo sob o manto da horrenda corrupção que graça em nosso Brasil o que importa é que prometeu juras de amor ao PT e estamos. Convenhamos, depois de um gesto como este, fica evidente que a seriedade infelizmente está bem longe destas terras brasileiras. Deus precisa voltar a ser brasileiro. E viva a democracia.

Francisco Carlos Nogueira seculoriumxxi@yahoo.com.br

Publicidade

Mirassol

*

CENTRO?

O que significa ser um partido de centro? Não apóia ninguém, mas apoia todo mundo, não toma partido e fica em cima do muro. De fato será mais um partido fisiológico do qual já temos de baciada no país, daqui uns anos assume um ministério e logo teremos mais escândalos.

Roberto Saraiva Romera robertosaraivabr@gmail.com

São Bernardo do Campo

*

FALANDO SÉRIO

Já que o PSD do nosso alcaide é de centro, como ele mesmo diz, a sugestão é que José Serra bandeie se para o novo partido. Um novo nome em novo partido e um alento (renascimento) para o PSDB. Bom para o PSD, ótimo para o PSDB. É sugestão, e não gozação!

Publicidade

José Piacsek Neto bubapiacsek@yahoo.com.br

Avanhandava

*

MAIS UM

Meses atrás, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, dizia que seu partido seria independente. Foi só ser aprovado, Kassab agradeceu Dilma Rousseff por PSD e diz que CPI, só por maioria... Afinal, onde está a independência desse partido?

Virgílio Melhado Passoni mmpassoni@gmail.com

Jandaia do Sul (PR)

*

DOUTOR 'HONORIS CAUSA'

Publicidade

Em Paris, ao entregar a Lulla o título de doutor "honoris causa", o diretor do Instituto de Estudos Políticos, Richard Descoings, se disse um entusiasta das 'conquistas' obtidas no mandato do petista e aproveitou o evento para pedir que o ex-mandatário desse "conselhos" (!) aos europeus sobre "gestão de dívida, déficit e crescimento econômico". Mal informado está o francês sobre as virtudes do agraciado. O crescimento sob Lulla esteve sempre em linha com a expansão global e muito abaixo da média observada quer nos BRICs, quer nos demais emergentes e mesmo na América Latina. No que tange à "gestão de dívida", não há destaque algum a se fazer, já que sua rolagem, subordinada a juros que são, de longe, os maiores do mundo, nos consome centenas de bilhões de reais todos os anos. Para piorar, o crescimento brasileiro, que de mediano passou a ser baixo, está agora associado a inflação acima da banda superior do regime de metas - outro legado de Lulla! Por fim, quanto ao quesito "déficit", o das transações correntes só aumentou nos últimos anos de governo do petista. De resto, quem fez e faz o Brasil avançar são os empreendedores privados, a quem se impõe uma das mais perversas cargas tributárias do mundo, para não falar no cipoal burocrático, no custo do dinheiro, de mão de obra, Justiça lenta, câmbio adverso, leis ultrapassadas e mais uma imensa gama de obstáculos, chamados de "custo Brasil", que subtraem a competitividade de nossos produtos e dificultam a exportação de manufaturados brasileiros. Para finalizar, persiste o País com saúde, educação, segurança, saneamento e infraestrutura horríveis, apesar dos sucessivos recordes de arrecadação tributária. Nem vou falar da corrupção, sempre tolerada pelo governo do novo doutor "honoris causa". As palavras do senhor Descoings, enaltecendo os "grandes feitos" de Lulla, apenas ratificam a miopia de boa parte do Velho Mundo, o que, de certa forma, explica as dificuldades que ora passam vários países do continente europeu.

Silvio Natal silvionatal49@yahoo.com.br

São Paulo

*

DOUTOR EM QUÊ?

Qual será o estranho interesse ou ignorância dessas universidades ao concederem o título de Dr. honoris causa ao Lula? Desculpem, mas doutor em quê? O que ele fez de diferente, senão manter a política econômica de seu antecessor e acobertar e afagar corruptos? Os trouxas de fora não conseguem ver isso? É o mesmo que chamar técnico de futebol de professor, deprecia o título... Cá entre nós, não tem nada mais útil para fazer?

Ricardo Guerrini ricguerrini@hotmail.com

São Paulo

Publicidade

*

AULAS NA SORBONNE

Será que vamos receber uma dádiva divina? Os desavisados do Instituto de Estudos Políticos francês (que estaria numa tremenda draga), por meio de seus anfitriões, Srs. Descoings e Casanova, poderiam chamar o "cara" para dar aulas na Sorbonne, assim então ele desencarnaria daqui, levando junto seus coleguinhas - Dirceu e outros. Essas aulas teriam como alunos a meninada brasileira que o aplaudiu de maneira entusiasta, no momento do recebimento de seu título. Honoris causa; primeira aula: o que não faz uns US$ 10,00 para o café da manhã já nesse início de frio, para esquentar e entusiasmar a moçada, e, depois, seguindo em frente; mostrando sempre a belíssima política governamental que quase acaba antes de começar, "o mensalão". Que tal?

Luiz Carlos Cunha luiz.cunha@terra.com.br

São Paulo

*

HOMENAGEM

Honoris causa é alguma nova cachaça exportada para a Europa?

Celso Ribas Guaycuru de Carvalho crgc22@gmail.com

Publicidade

São Paulo

*

DOUTOR ONERES CAUSA

Tantos cumprimentos com chapéu alheio, tantas esmolas com o dinheiro que era nosso, acabam abrindo portas para que ele seja mundialmente reconhecido como "doutor oneres casa".

Carlos Delphim Nogueira da Gama Neto carlosgama@croniquetas.com.br

Santos

*

PERGUNTA

Quem está pagando as passagens de Lula, Márcio Thomaz Bastos, Luiz Dulcci e José Dirceu nesta viagem à Paris?

Publicidade

Agnes Eckermann agneseck@yahoo.com.br

Porto Feliz

*

ENTUSIASMO INFANTIL

Lula da Silva foi à França negociar a compra dos aviões Rafalle, e isso não é segredo. A França precisa deste dinheiro, e Lula é hoje o maior lobista brasileiro. E não há nada que funcione mais, para conseguir o que for de Lula, do que um título, um agrado, um samba enredo. O resto é entusiasmo infantil de gente que não conhece, ainda, como funciona o mundo.

Maria Cristina Rocha Azevedo crisrochazevedo@hotmail.com

Florianópolis

*

REI

Publicidade

O "cara" que criou a quadrilha do mensalão designou dirceu (corrupto não merece maiúsculo), se juntou com os melhores nomes honestos do Brasil - sir nei, collor, maluf, renan, romero jucá, etc., comprou 90% dos brasileiros, une, centrais sindicais, deputados, senadores, etc., etc., conseguiu eleger a "mãe do PAC (projeto de arrecadação pela corrupção) e agora continua a governar. Mantém a mãe do PAC como sua gerente, enquanto viaja pelo mundo com ministros. Pergunto: quem paga essa conta? Provavelmente nós.

Delcio da Silva delcio796@terra.com.br

Taubaté

*

LULA É 'FIEL'

Diante dos sambas-enredo para o Carnaval, arrisco uma sugestão, sem breque nem refrão! Lula, o motorista da estrela!

Lula, a estrela guia,

este "Brazil", sem você, o que seria?

Lá em Brasília, no Jaburu

Encontros mil com a cambada sempre pronta

Sabe de nada. Só conta papo, e com a família

do Toninho e Daniel, não mais encontra!

Do mensalão esquecido, espalha mil bazófias:

Genoíno, Delúbio, Zé Dirceu...

Maracutais, "honoris causa",

Horrores causa a brasileiros como eu!

Como foi que a Fiel já esqueceu?

E ainda acham que com Copa e Olimpíadas superfaturadas, vão melhorar a imagem enganosa do Brasil: alegria, festa, samba e Carnaval!

José Jorge Ribeiro da Silva jjribeiros@yahoo.com.br

Campinas

*

CONSPIRAÇÃO CONTRA A DEMOCRACIA

O empenho que o ex-presidente Lula está colocando no projeto de reforma política que vai agraciar os partidos aliados (e só os partidos aliados) com um caminhão-baú de verbas públicas ( os demais partidos que se contentem com uma mixuruquice em dinheiro bem do tamanho da oposição que praticam) só tem paralelo com o empenho que ele colocou na votação de perpetuação da CPMF. Por esta reforma política, alem do "dinheiro nosso de cada dia" que vai propiciar que o partido que está no comando e todos seus aliados (que vivem entre si uma relação claramente protoparasitária, onde o os dois seres não dependem um do outro para viver, mas a associação deles melhora e muito a vida de ambos) se perpetuem no poder. Seja pela infame lista fechada no processo eleitoral que acaba reelegendo os que já estão aí, seja pelo mega financiamento de campanha com dinheiro público, ou seja, nosso! E a cereja deste bolo... é inocentar Dirceu e sua quadrilha no julgamento do mensalão, pois afinal os pobres coitados foram forçados a fazer o que fizeram por imposição das circunstâncias vigentes impostas por um cruel sistema político-eleitoral. Minha esperança é a de que, do mesmo jeito que - com muita pressão popular - os senadores vetaram a CPMF, agora eles também impeçam a aprovação deste projeto made in Lula, uma vergonhosa conspiração contra o Estado de Direito e a democracia.

Mara Montezuma Assaf montezuma.scriba@gmail.com

São Paulo

*

REFORMA POLÍTICA PARA LIVRAR BANDIDO?

Se for comprovada a tese que o PT e PMDB tramam para aumentar de R$ 1,5 bilhão, para R$ 4,5 bilhões verba de campanha na "reforma política", financiada pelos cofres públicos e arquitetada pelo criminalista do diabo Márcio Thomaz Bastos, para livrar toda a quadrilha petralha do processo do mensalão, entre elas o bandido mor, o Brasil pode fechar as portas para a decência e honestidade e escancarar de vez a bandidagem. O assalto ao bolso do contribuinte, com tudo acertado pela "lei", tentará em tese livrar Zé Dirceu, dando a conotação de "coitadinhos". "Endividados" pela campanha, não tiveram outra saída a não ser assaltar os cofres públicos. Se essa barbaridade de tese for engolida pelo STF, totalmente ocupado por apadrinhados petralhas, podem abrir as portas das penitenciárias. De hoje em diante todo bandido terá direito a jurisprudência. Assaltou, roubou? Era vítima: não teve pai, mãe, família, vivia na pobreza extrema, foi aliciado pelas drogas e por aí vai. A única coisa de bom será que dispensaremos nosso Judiciário. Para que lei?

Beatriz Campos beatriz.campos@uol.com.br

São Paulo

*

PRÓ-PT

O maior golpe lulopetista contra a democracia está para ser apresentado ao "publico pagante". Uma reforma política que não terá, se for aprovada, outro objetivo senão manter os petistas no poder com toda a cambada de fichas sujas, corruptos de carteirinha e o que é mais grave com o nosso povo pagando mais esse descalabro: financiamento de campanha e o sistema eleitoral de lista fechada. Da forma como está engendrado, o plano pode passar despercebido por muitos, mas é mais uma tentativa de Lula e seus asseclas de por um fim ao regime democrático disfarçado com o véu da safadeza. Acordem, oposição e povo brasileiro, chega de enganação, lembremos sempre de que o que é bom para o PT quase sempre não presta para os brasileiros.

Leila E. Leitão

São Paulo

*

TOGAS DESPIDAS

Ultimamente,nenhuma frase foi publicada nos meios de comunicação de forma tão contundente quanto a da ministra Eliana Calmon e que a imprensa deve publicar de forma lapidar, porque ela é a síntese do que o povo esclarecido chegou a exaustão de ver tantos malfeitos e tantos corruptos saírem ilesos das malhas da justiça, porque é nítido o concubinato escrachado que uniu para o mal o Executivo, o Legislativo e o Judiciário. Disse a ministra Eliana Calmon que limitar as atribuições do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) é ''o primeiro caminho para a impunidade da magistratura que hoje está com gravíssimos problemas de infiltração de bandidos que estão escondidos atrás da toga''. A frase é emblemática porque partiu de uma juíza togada e que seu conteúdo despiu muitas togas.

Jair Gomes Coelho jairgcoelho@gmail.com

Vassouras (RJ)

*

JUDICIÁRIO

Concordo em gênero, número, grau e caso com o que escreveu o leitor Hoover Américo Sampaio na edição de 23/9 neste fórum, referente ao desleixo com que o Judiciário vem analisando o direito de cada cidadão e " pelo andar da carruagem, logo, logo só aceitará processo que contenha recibo passado pelo corrupto, endossado por duas testemunhas e com firma reconhecida". Em 2004 ingressei com uma ação, não só por compra de votos, mas também com provas documentais referentes ao abuso de poder. O processo foi parar no glorioso TSE onde passeou e dormitou por diversos e suntuosos gabinetes. Nessas idas e vindas o processo trocou três vezes de relator. Um verdadeiro empurra, empurra com a barriga, até que chegou aos 45 minutos do segundo tempo. Nesse momento Inês acabava de morrer, ou melhor a justiça acabava de se tornar mais uma vez cúmplice da impunidade. Fim de ano, término de mandato. Assunto encerrado, pois nada mais poderia reivindicar. Botei a viola no saco pensando em ir embora pra Pasárgada, mas me lembrei que não era amigo do rei. Desisti e bola pra frente, nada de olhar pelo retrovisor. Mas, porém todavia, contudo tenho uma surpresa inaudita: sou notificado em março ou abril de 2009 para me manifestar no processo. Não entendi o porque da notificação, pois nada mais haveria a fazer, a não ser aguardar e lamentar o arquivo do processo por decurso de prazo ou melhor pela omissão daqueles que ainda não se deram conta de que são pagos pelos brasileiros para fazer com que a justiça seja feita a tempo e a hora (sim ou não), e não para fazer de conta. Na verdade, uns ali pensam que são Deus e os outros têm certeza: portanto intocáveis nesta nossa Brasiléia desvairada, onde a seriedade e o interesse público foram expulsos de campo, sendo substituídos pela improbidade e pelo corporativismo que surrupiou dos cofres públicos segundo a imprensa, 40 bilhões de reais na primeira década do século 21, sob os olhares contemplativos das autoridades. "C´est fini"!

Manoel Antunes antunesmanoel@yahoo.com.br

São José do Rio Preto

*

PODER INDEPENDENTE

A imparcialidade e a abstenção de julgar casos eminentemente políticos é ou deveria ser a marca registrada de um Poder Judiciário independente e consciencioso de seus deveres para com a nação. Infelizmente, não é o que se verifica com o STF e o STJ, que para os casos políticos usa dois pesos e duas medidas, desde o caso de Cesare Battisti e o outro caso dos boxeadores cubanos.

Seria mais digno os magistrados das Cortes Supremas anunciarem: "abstenho-me de julgar este caso, uma decisão política e não jurídica, e reenvio a demanda ao Poder Executivo, para a decisão". Quando os mais altos magistrados tomam decisões por omissão do legislador do Congresso Nacional, na maior parte dos casos, a decisão parece justa, no entanto, quando se trata de decisão que envolve política, são lamentáveis, na maioria das decisões, por evidenciarem injustiça. Que pelo menos para tentar salvaguardar o nome de um Poder Judiciário no mínimo isento, que o Supremo Tribunal Federal julgue os quase

40 membros do "mensalão", condenando-os a uma pena justa, se for o caso, e tudo transparece que sim, nesse que foi se não o maior, um dos maiores escândalos políticos de nossa história.

Wander Cortezzi w.cortezzi@uol.com.br

São José do Rio Preto

*

LENTO, CARO E PRIVILEGIADO

O disposto no art. 101 da vigente Carta Magna (Do Supremo Tribunal Federal), é conhecido pela sociedade. O que, no entanto, causou espécie foi tomar conhecimento da estrutura do referido órgão através do artigo publicado no jornal O Globo pelo historiador Marco Antonio Villa. Quatrocentos seguranças vigiam a Corte, seus funcionários, ministros e familiares. Cerca de 37 para cada um dos 11 magistrados.De recepcionistas, são mais de 230. Ao todo, o STF abriga quase 1.150 funcionários de fora do quadro. Somados aos 1.123 servidores de carreira, dos quais quase a metade acumula função gratificada, a folha de pagamento da Suprema Corte atinge o número de 2.273 pessoas. E sentencia o historiador:"As mazelas do STF têm raízes na crise das instituições da jovem democracia brasileira. Se os Três Poderes da República têm sérios problemas de funcionamento, é inegável que o Judiciário é o pior deles (...). O Judiciário é lento, caro, privilegiado e ninguém entende".

Gabriel Fernandes gabbrieel@uol.com.br

Recife

*

SUPREMO

Dois pontos deixam a sociedade perplexa com as ultimas decisões do STF : 1) Se os 3 Poderes da Nação são independentes, como podem os ministros do Judiciário serem indicados e nomeados pelo Executivo? 2) A PF é incompetente ou o STF é conivente ?

Fábio Duarte de Araújo fabionyube@visualbyte.com.br

São Paulo

*

STJ

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) é um dos órgãos máximos do Poder Judiciário brasileiro, tendo como função primordial, zelar pela uniformidade de interpretações da legislação federal brasileira, mas não é essa a preocupação atual de seus ministros, pois esse supremo anulou todas as provas contra o empresário Fernando Sarney, em virtude delas terem sido obtidas por grampos em ligações telefônicas. Os crimes cometidos pelo filho de Sarney,são muito sérios, como os apurados e comprovados pela Polícia Federal, que o acusa de ter praticado fraude em obra do PAC, ter lavado e repatriado 1 milhão de dólares enviados ilegalmente para fora do país. Foi acusado , ainda, por evasão de divisas. Parece que os ministros desse tribunal superior só levam em consideração que o acusado é filho de ex-presidente.Mas o STJ não ficou só nisso, pois todas as provas do Mensalão, que a Polícia Federal conseguiu montar contra os personagens do escândalo do Mensalão do PT, foram igualmente desconsideradas, por também terem sido obtidas por escutas telefônicas, embora estas tenha sido feitas , com a permissão de órgãos da justiça. Interessante, diariamente nossas TVs apresentam grampos telefônicos envolvendo ilícitos penais, o que igualmente é considerado crime,no entanto abertamente tolerado. Mas a real justificativa é outra, bem mais simples, pois muitos dos envolvidos nesse escândalo são íntimos do ex-presidente Lula. Tendo em vista o pouco que Marcos Valério andou falando, já foi suficiente para estremecer os alicerces das bases petistas, foi decretado um basta, ficou proibido falar no assunto. Aí nossos brilhantes socialistas formaram uma "Comissão da Verdade", para investigar fatos ocorridos há mais de 50 anos, cujos resultados já sabemos, vão nos onerar mais uma vez, premiando nova leva de esquerdistas que nunca trabalharam, com gordas indenizações e salários vitalícios. Essa comissão prestaria um relevante serviço ao povo brasileiro, se investigasse e conseguisse recuperar parte dos bilhões de reais desviados em numerosas caixas dois, procurasse investigar os ganhos de certos "Consultores", que facilitam cortar caminho nos corredores do poder, promovendo encontros altamente secretos. Essa é a verdade mais urgente para a nação brasileira, pois ela pode se beneficiar, se forem estancadas as hemorragias de recursos para o esgoto da corrupção, para que voltem a fluir por canais da educação, saúde, meio ambiente.

João Henrique Rieder rieder@uol.com.br

São Paulo

*

CNJ - O QUE É BOM DEVE FICAR

As Associações de Magistrados do País querem que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), entre outros problemas, deixe que os Tribunais de Justiça atuem nas apurações e repressões a falhas de juízes, entendendo que o órgão extrapola sua competência. Corre ação no STF (arguição de inconstitucionalidade), cujo julgamento ocorrerá com brevidade. Sem dúvida que a classe dos advogados, em especial, tem defendido as providências tomadas pelo CNJ, porque a sua atuação conseguiu abrir a caixa preta existente em determinados feudos da magistratura nacional. Realizou apurações, mas dentro da legalidade, possibilitando sempre a amplitude de defesa dos envolvidos, razão pela qual a entidade merece continuar seu exemplar trabalho, aliás, perfeitamente de acordo com a Emenda Constitucional 45, que o criou e o configurou. Delimitar atuações do CNJ, agora, será um desserviço à nação, num momento em que se pleiteia e homenageia o combate à corrupção e aos mal feitos públicos.

José Carlos de Carvalho Carneiro carneirojc@ig.com.br

Rio Claro

*

BRIGA DE CACHORRO GRANDE

Todos já sabemos que a impunidade é filha do corporativismo - leia-se cumplicidade "institucional"! - entre os Três Poderes! Aliás, escrevo com iniciais maiúsculas, os atuais três poderes, que merecem mais iniciais minúsculas, devido ao caráter duvidoso de muitos de seus integrantes! É claro, com as honrosas exceções, que, como sempre - por omissão e falta de oportunidades! - só confirmam a regra que garante a cada vez mais instituída corrupção! O que fazer?! Simplesmente nos acomodarmos com o fato degradante da dignidade e da autoridade do regime democrático, ou criarmos algo que possa combater - de cima para baixo! - toda baixaria que, também, desce de cima para baixo! E hajam demagogias criminosas na saúde, educação e segurança para impedirem aos cidadãos uma autocrítica do que fazer, especialmente, em momentos de crescimento econômico, mas onde, o sempre reclamado desenvolvimento sociocultural, é relegado a promessas vãs de solução dos problemas existenciais de um número cada vez maior de brasileiros - e brasileiras! - a chafurdarem na miséria das insolvências da própria sobrevivência, mendigando pelas ruas, acompanhados de fiéis vira-latas, fraternos naquilo que se confundem! É só andar, observar e lamentar: Mas que país é este?! Repetindo a frase de Bob Marley, onde inquire: Que país é esse, onde o preconceito está guardado em cada peito?! Que país é esse, onde as pessoas não podem ser iguais, devido a suas classes sociais?!" O que poderia nos salvar?! Creio que a instituição de um verdadeiro e corajoso Conselho Nacional de Justiça, formado por cidadãos eméritos e de patriotismo arraigado, e que fosse, acima de tudo, supraideológico, suprarreligioso, suprapartidário, supratecnológico, supracientífico e, mais que tudo, supraeconômico! E por que assim?! Simplesmente pelo fato de permitir a liberação definitiva do ser humano de suas amarras tradicionais aos corporativismos que criaram a malfadada falsidade ideológica em todos os regimes instituídos em nome do progresso e da civilização, mas que apenas dilaceram os direitos de cada um, usando a demagogia dos direitos de todos! Vai ser difícil a escolha desses cidadãos, isentos e corajosos, para constituírem - aqui no Brasil! - esse formidável CNJ! Aliás, já existe um! Que, parece, quer por suas manguinhas de fora, iniciando - e muito corretamente! - por fazer fortes apurações - e julgamentos - e também punições, na área onde mais existe impunidade garantida: no sempre inatingível Poder Judiciário! Mas não fazerem como o Conselho de Anciãos de Atenas, que condenou o corajoso e patriota Sócrates a beber a mortal cicuta, pois estava sendo subversivo, ao proclamar a existência de um Deus Único, contrariando a íntima relação demagógica entre o politeísmo e o regime político,onde cada partido tinha como "filiado" um dos deuses das época...Deus é um só,e, como a voz do povo é a voz de Deus, Lincoln fez bem em afirmar, em seu discurso em Gettysburg: democracia é governo do povo, pelo povo e para o povo!" Vamos instituí-la o mais rapidamente em nosso Brasil! Afinal, sempre dissemos que Deus é brasileiro!

Sagrado Lamir David david@powerline.com.br

Juiz de Fora (MG)

*

DESCULPE MINHA FALTA DE EDUCAÇÃO

Peço ao leitor que desculpe minha falta de educação de me imiscuir em assunto que com certeza não tenho "formação" para tratar de forma adequada, mas aos meus olhos a crescente importação de mão de obra pelo Brasil, a sobra de vagas de trabalho em determinados segmentos do mercado nacional e a existência de um grande contingente de desempregados com segundo grau escolar, revelam que as questões do ensino e da qualificação profissional no Brasil precisam urgentemente ser revistas. O pouco ou quase nenhum investimento no ensino técnico ou de "qualidade" trará em curto prazo de tempo um significativo atraso no desenvolvimento econômico do País. Hoje, apenas 13% dos jovens que chegam o término do segundo grau têm acesso ao ensino superior. Destes, mais de 80% só conseguirão continuar os estudos no ensino privado, é fato é que existem pequenas "ilhas de excelência" em poucas universidades brasileiras, no mais se cria uma grande massa de cidadãos que cujo objetivo final da formação é que consigam manusear tecnicamente diversas máquinas e que sejam flexíveis para se adaptar a diferentes cargos e funções dentro de uma empresa. Quanto se investe em pesquisas no Brasil? Com certeza o investimento em pesquisa não dá retorno da noite para o dia, mas acredito que está na hora dos governos reverem suas políticas de incentivos e os empresários começarem a apostar neste segmento, ou reprisaremos a história colonial de certo País que de potencia no período das grandes navegações, virou um dos mais atrasados economicamente na Europa moderna. Li outro dia no site de uma revista que o Brasil está investindo na importação de cientistas. Já é um começo. Mas como andam os laboratórios de nossas universidades e centros de pesquisas? Terão eles infraestrutura para estes cientistas importados desenvolverem suas pesquisas ou apenas brincaremos de fazer de conta que estamos mesmo caminhando neste segmento? Entretanto para os poucos gestores do capital, tudo continuará como antes, seus filhos continuaram sendo formados pela Harvard, Stanford, Cambridge, etc., continuarão sendo as pessoas que gerenciarão estes nossos mal formados trabalhadores, restando para outros poucos, também formados por estas importantes universidades, permanecerem no exterior, pois lá as oportunidades para eles continuarão sempre infinitas. Realmente não sei o que é pior. Uma educação ruim para muitos ou uma educação boa para poucos. Por aqui continuarei sempre esperançoso que o mercado cresça, nossos cientistas retornem, os investimentos financeiros na ciência sejam constantes, mas, sobretudo que o ensino das massas do Brasil, do básico ao superior, receba de imediato a atenção e investimentos que necessita.

José Geraldo Pires de Almeida carioca.sumare@gmail.com

Sumaré

*

AS NUVENS CARREGADAS DO HORIZONTE MUNDIAL

As previsões da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) são extremamente graves, com a possibilidade de mais de vinte milhões de desempregados no âmbito do G-20; acrescidos aos vinte milhões que perderam seus postos laborais em 2008, atingimos quarenta milhões. Ao todo, são duzentos milhões de desempregados em todo o mundo. Nesse quadro, é inevitável a eclosão de violentos protestos no interior dos países, como se vê na Grécia, de conflitos internacionais, cambiais, comerciais e até mesmo bélicos. O panorama é o mesmo da crise de 1929, que se deu no "intermezzo" entre as duas grandes guerras mundiais que abalaram o século vinte. Entre os países menos afetados está o Brasil, quase que uma ilha num mar de abrolhos assustadoramente agitado. Numa economia intimamente conectada na esfera mundial - mais do que em épocas anteriores - o alerta da presidente Dilma na ONU esteve coberto de razões, porque o Brasil não pode viver da ilusão de ser um país de felizes Robsons Crusoés, enquanto a maioria do resto do mundo arde em chamas. Diversamente de 1929, hoje os governos e os órgãos técnicos e científicos do planeta têm experiência suficientemente acumulada para domar esse cavalo selvagem que se chama economia, desde que o espírito da colaboração internacional e da transigência predomine, no lugar de nacionalismos exclusivistas que, ao fim e ao cabo, conduzem ao temerário e imprevisível.

Amadeu R. Garrido de Paula amadeugarridoadv@uol.com.br

São Paulo

*

CALOTE DA DÍVIDA DA GRÉCIA

Presente de grego.

Roberto Twiaschor rtwiaschor@uol.com.br

São Paulo

*

EUROLÂNDIA

Do jeito, que a coisa anda na Europa melhor visitá-la antes que acabe ou feche. O efeito dominó já se faz sentir e é irreversível. Por isso visitar hoje é, antes de tudo, aproveitar as pechinchas principalmente em Portugal, Espanha e Grécia. Quem puder, mesmo com o dólar tendo subido, não vai se arrepender e vai poder inclusive fazer boas barganhas e trazer produtos baratíssimos. Quem avisa amigo é, e como.

Antonio Jose G. Marques a.jose@uol.com.br

Rio de Janeiro

*

INADIMPLÊNCIA

A crise chegou pra valer, a inadimplência sobe ao maior nível em 19 meses. Mesmo sem a crise já era previsto um "calote" das pessoas físicas, liberaram muito "dinheiro" com fins eleitoreiros e deu no que deu. E agora? A atual presidente está "dançando miudinho" para contornar a herança maldita deixada pelo antecessor. A inflação voltou com toda força, muito além dos números mostrados pelo (des)governo, a educação, a saúde, a segurança cada dia piores, que desastre!

Maria Teresa Amaral mteresa0409@estadao.com.br

São Paulo

*

PREOCUPANTE

As declarações do presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, de que o mercado de bolsas valores do universo perdeu US$ 10 trilhões, em apenas quatro meses é um sinal de que nos próximos anos a economia mundial terá muita dificuldade para crescer. Incluindo ai o Brasil. Estas perdas de US$ 10 trilhões, representam mais de 15% do PIB mundial, e o dobro do nível investimento anual juntando todos os países. Além do mais, somente a zona do Euro, para salvar os seus bancos que estão comprometidos com papéis podres pelos empréstimos realizados para Grécia, Espanha, Itália e Portugal, nações estas com péssimo quadro fiscal, vão precisar de centenas de bilhões de euros para evitar uma bancarrota geral. Por esses números devemos afirmar que o estágio atual da economia mundial seja bem pior do que a crise de 2008...

Paulo Panossian paulopanossian@hotmail.com

São Carlos

*

JEITINHO BRASILEIRO

Já começamos o "dar um jeito" no país habituado nessa fórmula mágica, ao abrir brecha para o Uruguai na incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de carros importados pelo Brasil deles. Além do que essa atitude poderá incentivar as indústrias automobilísticas instalar suas fábricas naquele país. Em especial para as que estavam estudando a possibilidade de trazê-las ao Brasil.

Angelo Tonelli angelotonelli@yahoo.com.br

São Paulo

*

CARROS & IMPOSTOS

Para nós, saudosistas, o aumento dos tributos para os carros importados tem lá os seus aspectos positivos. Logo, logo, teremos de volta o maravilhoso Galaxie, o charmoso e potente "Dojão", o luxuoso Simca e até o meu saudoso Fuscão. O único problema é que também retornarão os não tão charmosos preços... Oremos.

Nelson Carvalho nscarv@gmail.com

São Paulo

*

BNDES

Os brasileiros recolhem aos cofres públicos uma das maiores taxas de impostos do mundo e recebem do estado os piores serviços. Muitos sabem que grande parte da dinheirama vai pelo ralo da roubalheira que grassa incontrolável pelos três poderes da republica e nos três níveis da administração pública, tudo num contexto de um sistema de saúde em frangalhos, violência nunca vista, estradas destruídas, educação de fazer vergonha, etc. Dito isso, causa perplexidade o empréstimo de 332 milhões de dólares feito pelo BNDES ao governo da Bolívia para pagar a empreiteira nacional OAS construir estrada naquele país.

José Sebastião de Paiva j-paiva2@hotmail.com

São Paulo

*

EM PLENO SÉCULO 21. QUE VERGONHA

A partir de agora os direitos da mulher começam a ser respeitados na Arábia Saudita. De agora em diante não serão mais 100 chibatadas, e sim "apenas" 10. O que não se faz por barris de petróleo.

Luiz Nusbaum lnusbaum@uol.com.br

São Paulo

*

CHIBATADAS

Mulher motorista vai levar 10 chibatadas na Arábia Saudita. Os wahabitas da Arábia Saudita são piores ainda que os xiitas do Irã. Ambos são estados teocráticos onde a lei é a Sharia. A chamada "Primavera Árabe" tem alta probabilidade de jogar Egito, Líbia, Tunísia, Síria, etc., nas mãos dos fanáticos muçulmanos como a "Irmandade Muçulmana", pois esses fanáticos estão muito mais organizados que os leigos inocentes que começaram tudo.

Mauro Wjuniski maurow@lynxar.com

São Paulo

*

ANO-NOVO JUDAICO

A chegada de 5772, no anoitecer de 28 de Setembro, traz consigo as esperanças dos judeus ao redor do mundo para que a paz torne-se mais presente em nossas vidas. São sinceros os desejos de paz não apenas sobre Israel e a Palestina, mas também sobre todos os homens de todos os credos. Que, com bom senso e empenho conjunto, consigamos conquistar o maior troféu da humanidade: a coexistência pacífica. Feliz Ano Novo! Shaná Tová!

Sérgio Eckermann Passos sepassos@yahoo.com.br

Porto Feliz

*

ISRAEL E PALESTINA

Novos assentamentos judaicos na Cisjordânia. Toda vez que o primeiro ministro direitista israelense, Binyamin Netanyahu, volta dos EUA, a audácia e a afronta do governo israelense aumentam em virtude do apoio sempre renovado e descarado que recebe dos congressistas americanos, sobretudo, mas não só, dos republicanos, a ponto de a Direita israelense sentir-se encorajada a abrir o jogo com toda a desfaçatez e reivindicar a anexação da Cisjordânia inteira, já não mais apenas dos 1.100 assentamentos recém autorizados. Que esta é e sempre foi sua intenção - tomar toda a Cisjordânia - todos já sabíamos - Israel quer terra, não a paz, disse o ex-presidente egípcio, Anuar Sadat, com todo o acerto há 30 anos -, mas o que chama a atenção é a afronta de escancarar esta pretensão justamente no momento em que a ONU e as potências do Quarteto fazem esforços para que as negociações de paz sejam retomadas. Também é revoltante o eufemismo usado nas críticas à decisão de Israel de ampliar as construções na Cisjordânia: os EUA se dizem "profundamente desapontados", Hillary Clinton, que é uma medida "contraproducente", apenas a Inglaterra foi um pouco além, mas apenas em palavras, "exigindo" que a proposta seja "revogada". Na verdade sabemos bem o que o expansionismo dos judeus na Palestina significa: um roubo, uma usurpação de terras sob ocupação dos árabes palestinos há séculos, uma violação de resoluções da ONU, a mesma organização que criou o seu Estado, para tanto lançando mão da força bruta sem limites, sob o respaldo irrestrito e incondicional da maior superpotência mundial.

Paulo Afonso de Sampaio Amaral drpaulo@uol.com.br

São Paulo

*

FOME NA SOMÁLIA

Gostaria de parabenizar Gaudêncio Torquato pela feliz reflexão em A Régua civilizatória (25/9, A2). Entretanto, é necessário lembrar que uma seca é uma ocorrência natural; uma fome generalizada é causada pelos homens. O uso de frases como "a fome no Chifre da África" ou "a pior seca em 60 anos", ocultam os fatores "criados pelo homem" que geraram a crise na Somália. De fato, é a combinação catastrófica de conflitos, alto preço dos alimentos e seca que deixaram mais de 11 milhões de pessoas em extrema necessidade.

Paulo Fernando Campbell Franco pfcfranco@uol.com.br

Santos

*

ESCUTA SARNEY

Lanche rápido na cidade do rock R$ 20,00.

Camiseta oficial da banda preferida R$ 50,00.

Ingresso do Rock in Rio R$ 200,00.

Ouvir 100.000 pessoas gritando "ei, Sarney, vai tomar no..." não tem preço.

Luiz Nusbaum lnusbaum@uol.com.br

São Paulo

*

'QUE PAÍS É ESTE?'

A música já é antiga mas sua atualidade é flagrante. Nada mudou mas tudo ficou muito pior. As oligarquias continuam e José Sarney," homenageado" pelo Capital Inicial na 1ª noite do Rock in Rio, continua a mandar e reinar como se nada houvesse. Seu poder é tão grande que há 2 anos O Estado de São Paulo está censurado e há pouco, com rapidez inusitada, conseguiu eliminar as provas colhidas contra seu filho pela PF. As verbas prometidas pela presidente Dilma e pelo governador Cabral para os desabrigados de Nova Friburgo ainda não apareceram, e o verão já está aí. A roubalheira corre solta nas esferas federais, estaduais e municipais, mas ministros tem a coragem de dizer que um novo imposto poderá ser criado.

Maria Tereza Murray terezamurray@hotmail.com

São Paulo

*

PAU-MANDADO

Um político vira-lata do Maranhão falou que os xingamentos dirigidos ao seu chefe, José Sarney, durante o show do Capital Inicial, são de "metaleiros maconhados", sendo que o correto seria "maconheiros", mas como sabemos que lá no Maranhão a educação é a pior do Brasil, podemos aliviar. E o argumento acerca do episódio, proferido no jornal Folha (28/9), é pura falácia deste pau-mandado. O cerne do problema não foi discutido, que é o mau uso do dinheiro público em benefício próprio. Seria bom a PF investigar esse Magno Bacelar, do PMDB. Diga-me com quem tu andas e te direi quem tu és.

Luiz Fabiano Alves Rosa www.politicaemilitarismo.blogspot.com

Curitiba

*

POR FALAR EM ROCK IN RIO...

Quem diria Claudia Leite entre as musas do Rock in Rio, se bobear no próximo tem Chitãozinho e Xororó, Biafra e Jane e Herondi.

Roberto Saraiva Romera robertosaraivabr@gmail.com

São Bernardo do Campo

*

'ESTADÃO' SOB CENSURA

Tenho 86 anos e sou velho assinante do Estadão. Acompanho, diariamente, a contagem dos dias em que o jornal está sob censura. Em 28/9 (A3), o placar acusava 789 dias! Tivesse eu a honra de ser o Diretor de Opinião desse tradicional jornal, orgulho da imprensa brasileira, tomaria as seguintes providências: 1) Junto do placar escreveria versos da La Marseillaise, assim: "Aux armes, citoyens!/ Formez vos bataillons!/ Marchons, marchons,/ Qu´un sang impur/ Abreuve nos sillons! A censura não pode impedir que o Estadão preste homenagem à France éternelle! e mais 2)Transcreveria um pensamento de Monsenhor Escrivá de Balaguer (1902-1975), de seu livro Caminho (35): Não gosto de tanto eufemismo: à covardia chamais prudência. -E a vossa 'prudência' é ocasião para que os inimigos de Deus, com o cérebro vazio de ideias, tomem ares de sábios e ascendam a postos a que nunca deviam ascender. Outra homenagem a um Bem-aventurado, a um santo homem. Infelizmente sou um simples e assíduo leitor do querido Estadão!

Braz Juliano bjuliano@uol.com.br

São Paulo

*

MAIS UM GOLPE NA EDUCAÇÃO

Cada vez que o governo de São Paulo se mete a reformar a grade curricular das escolas é para prejudicar o aluno. Nossos alunos estão saindo das escolas sem saber ler, escrever, compreender e interpretar. (38%) dos alunos estão abaixo do esperado em Português e 58% apresentam dificuldades em Matemática. Já existem candidatos picaretas usando a televisão para dizer que vão aumentar o tempo de permanência do aluno na escola. Mais uma propaganda enganosa. O governador Alckmin botou o dedo na ferida e ao invés de curá-la está deixando-a maior. Diminuir aulas de Português e Matemática com a desculpa de que vai aumentar a carga em química, física, sociologia e filosofia, além de aulas em espanhol é demagogia pura. Se a preocupação fosse realmente com a educação do cidadão brasileiro, o governador estaria aumentando a carga horária sem prejudicar a aprendizagem dos alunos. O ensino público com a visão ultrapassada do governador anda na contramão em relação ao ensino privado, onde os alunos têm carga horária maior, com uma diferença grande, nas boas escolas privadas, o número de alunos não passa de 20, nas salas de aula e o resultado é aquele que todos conhecem, na hora do vestibular quem passa são os alunos das escolas privadas. Com o déficit de professores em matérias especificas como física, química, e o desinteresse de jovens em abraçar o magistério, os alunos terão mais aulas vagas. Quanto atraso! Quando se pensa que a educação caminha para o desenvolvimento, dá passos para trás e se iguala a países pobres. O Brasil está atrás de cinco países da América Latina no ranking de educação da Organização das Nações Unidas (ONU), medido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Será que os interessados foram ouvidos ou este é mais um projeto enfiado goela abaixo dos professores? Precisa falar mais?

Izabel Avallone izabelavallone@gmail.com

São Paulo

*

SEGURIDADE SOCIAL

Discordo, peremptoriamente, do Advogado-Geral da União, Luís Inácio Adams, de que o Estado não pode ser o "segurador universal" em caso de acidentes de trânsito e que o motorista infrator seja responsabilizado pelos valores que forem gastos com o pagamento de benefícios previdenciários para as vítimas de acidentes, induzindo-o ao ressarcimento para os cofres públicos os valores gastos com pensão, auxílio-doença e aposentadoria por invalidez. Além de inconstitucional, uma vez que a Constituição Federal prevê atendimento gratuito à saúde para todos os brasileiros, já está previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) punição para os que cometem acidente, sendo até processados por homicídio doloso - quando há intenção de matar -, caso provoquem a morte de alguém, uma vez que assumiu o risco ao dirigir sem a restrita observância das leis de trânsito. Daí, resulta que o réu não pode ser duplamente punido, ficando corresponsável com o Estado ao direito de ser socorrido e tratado gratuitamente. Sem falar do seguro privado, que já cobre boa parte destes gastos não sendo necessário versar sobre questão tão óbvia que, conforme a CF prevê, é de exclusiva responsabilidade da seguridade social. O que o advogado da União deve se preocupar, como eu me preocupo, é com o baixo nível de educação do brasileiro, área em que os governos federal, estaduais e municipais devem investir maciçamente, sobretudo no ensino básico. O País seria melhor se todos fossem responsáveis pelo que vivem e fazem numa sociedade que se preze, onde é imprescindível se ater de valores éticos e morais que se constituem, em suma, num processo de caráter educativo de convivência social.

José Eduardo Victor je.victor@estadao.com.br

Jaú

*

QUE PLANETA É ESTE?!

Quinta-feira, 22/9: Em São Caetano do Sul (SP), uma criança de 10 anos, avaliada como inteligente e de bom relacionamento com os colegas... atira em sua professora em sala de aula e a seguir se mata com um tiro na cabeça.

Sexta-feira, 23/9: Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, reafirma em Nova York, que seu país vai vetar, no Conselho de Segurança das Nações Unidas, a criação do Estado Palestino. Na Câmara Federal, em Brasília, o dep. César Colnago (PSDB, ES) preside a sessão da Comissão de Constituição e Justiça. No plenário, o dep. Luiz Couto (PT, PB). Em 3 minutos ("Vap Vupt"), os dois nobres parlamentares aprovam 118 (cento e dezoito) projetos. Seis deles tratam de Convênios internacionais.

Sábado, 24/9: A mídia divulga o avanço de queimadas em todo o país. Oficiais do Corpo de Bombeiros tornam público que não possuem os equipamentos necessários para combater os incêndios.

Domingo, 25/9: Em Belo Horizonte, dois educadores completam sete dias de uma greve de fome para "sensibilizar" os deputados estaduais. A greve geral dos professores estaduais já ultrapassou cem dias.

Terça-feira, 27/9: A Justiça do Rio de Janeiro decreta a prisão do Tenente Coronel Comandante do Batalhão de São Gonçalo, como suspeito de mandante do assassinato da Juíza Patrícia Acioli...

Diante desses fatos divulgados na imprensa, posso agora compreender com naturalidade, porque milhares de pessoas país afora acreditam e reverenciam como fiéis devotos, o "Saci Pererê", o "ET de Varginha", a "Mula sem cabeça", o "Papai Noel", o "Lobisomem da sexta feira de lua cheia" etc.

Gilberto Araújo gilberto.araujo2077@yahoo.com.br

Belo Horizonte

*

JUÍZA PATRICIA ACIOLI

Se a polícia está matando, quem será por nós?

Mauro Lacerda de Ávila lacerdaavila@uol.com.br

São Paulo

*

MORTE DA JUÍZA

É vergonhosa a participação de um oficial superior, no caso, o ex-comandante do 7º BPM, na execução da magistrada Patricia Acioli. Vê-se que, o filme Tropa de Elite 2, relata toda a podridão existente no seio da Polícia Militar, instituição que possui muitos homens de bem, entretanto, as cebolas podres estão em maioria no saco, a estragar todas as demais. Talvez, ainda haja mais algum mandante de nível acima desse oficial. Necessário se faz, dar continuidade nas investigações. Todos, julgados e condenados, deveriam cumprir pena com os seus futuros colegas facínoras nos presídios e não separadamente.

Schindler Pedroza s_paschoal@hotmail.com

Rio de Janeiro

*

TIROS NA ESCOLA

No caso do menino que estudava, na escola Municipal Alcina Dantas Feijão, na cidade de São Caetano do Sul, o que ocorreu foi omissão e desleixo do pai, e uma brutalidade e violência sem limites por parte do aluno Davi Mota Nogueira de apenas 10 anos de idade. Os pais do garoto, sabendo de sua personalidade violenta deveriam sim ter escondido a arma, um revólver calibre 38. Agora estão dizendo aos quatro cantos, que ele estava brincando e querendo assustar a professora? Quem atira em alguém, queria brincar, só não matou a professora e que agora inocenta o menino mau e bruto por falta de pontaria por quê a ideia era matar. Se ele teve a coragem de matar a si próprio, não teria a coragem suficiente de matar alguém?

Edson Rodrigues e.rodrigues1953@uol.com.br

Santo André

*

POLUIÇÃO VISUAL E MARACUTAIA

O prefeito Gilberto Kassab aprendeu depressa: antes, tirou o emprego de muita gente. Proibiu propaganda em todo lugar (coitado de quem tinha um aluguel do outdoor e dependia disso, como eu). Não houve choro nem vela: foi radical. Como manda uma boa ditadura... Ops., quer dizer d.e.m.o.c.r.a.c.ia?! Enfim, todos o aplaudiram contra a poluição visual... Não importando se isso era correto ou não, se podia ser amenizado, enfim... Agora (vamos roubar dentro da lei): agora, dentro da lei e da "canetada" (já que não pode roubar a mão armada, vamos roubar a canetada), colocaram licitação, veja bem, para colocar propaganda em pontos de ônibus, relógios, etc... Enfim, de volta a poluição visua, mas agora dentro da negociata, quer dizer dentro da lei... Quantos estão ganhando atrás dessa maracutaia? Toma lá, da cá... Como aprendeu rápido a entrar nas negociatas... e ele, que era uma esperança para São Paulo. Já está descartado das próximas eleições, mais um na lista negra. Acorda, povinho. Faça sua lista.

George Luiz Miguel de Souza crepaxy@bol.com.br

São Paulo

*

INCÊNCIO NAS MATAS

Não é possível que não haja pista para punir os "elementos irresponsáveis" pelo crime hediondo contra a natureza, resultando grandes perdas animal, vegetal, material e riscos contra nós mesmos, que seremos punidos pelo desequilíbrio causado ao meio ambiente. É uma perda irreparável os inúmeros focos de incêndio em vários Estados do Brasil. É preciso ampliar a guarda florestal e encontrar urgente esses criminosos. Será que ninguém viu para denunciar esta barbaridade que assola Minas Gerais e outros tantos lugares? Punição severa para esses bárbaros! Nada de pagar fiança e sair ileso para continuar ateando fogo nas matas.

Regina Teles reginateles@hotmail.com

São Paulo

*

OS RISCOS DO FOGO

Urge recordar que o fogo se origina através da ocorrência de fenômenos físicos, químicos ou biológicos, ou de causas aleatórias e até mesmo da combustão espontânea (juta, algodão, ferro, carvão, produtos químicos). É fruto da reação de oxidação, em que o oxigênio se combina com o combustível, devido à ação do calor sobre este último. O calor é a forma de energia responsável pela elevação da temperatura, pela modificação do volume dos corpos e consequentemente, pela mudança do estado físico da matéria, sendo o comburente (oxigênio), o elemento que serve de campo de propagação. As combustões podem ocorrer de forma completa, quando a concentração de oxigênio varia entre 16 e 21 %, incompleta, quando entre 13 e 16 % e lenta, quando entre 09 e 13 %, sendo que, abaixo de 09 % não há combustão. São formas de transmissão do calor: Condução (para materiais sólidos, de molécula em molécula); Convecção (para os líquidos e gases); Radiação (através de ondas caloríficas irradiadas pelos corpos em chamas); Contato direto entre a fonte de propagação e outros materiais. A teoria da "pirâmide do fogo" incluiu a reação em cadeia, após o estudo detalhado dos pontos de fulgor, combustão e ignição. Conclui-se que incêndio é todo fogo não controlado por mãos humanas. Embora repassados os conhecimentos sobre o fogo nas escolas, grandes catástrofes ocorrem com frequência, deixando-nos perplexos, basicamente pelo fato de, mesmo constando no artigo 27 do código florestal multa de 1 a 100 salários mínimos e prisão de três meses a um ano para os piromaníacos, grandes incêndios em reservas florestais, serem demasiadamente repetitivos, causando prejuízos incalculáveis à flora e à fauna, transformando em paisagem grotesca milhares de hectares de florestas, pondo em risco inclusive bens patrimoniais e até mesmo cidades, o aparelho respiratório e, principalmente a vida dos seres humanos. Preocupam-nos as ocorrências de explosões acidentais ou mesmo forçadas de usinas e de ogivas nucleares, devido ao seu poder destrutivo. Ficamos chocados com o saldo deixado pelo fogo nos edifícios Renner, Joelma, Andraus e Andorinhas, Palácio das Artes, Canecão Mineiro, dentre tantos outros.

Santelmo Xavier Filho santelmoxf@yahoo.com.br

Belo Horizonte

*

MEIO AMBIENTE

Quando será que nossos representantes na Câmara e no Senado irão se conscientizar da necessidade da preservação do meio ambiente? Será que as noticias de que animais selvagens que compõem a fauna brasileira, estão migrando para as cidades em virtude dos desmatamentos , incêndios criminosos em florestas, e por ai afora, não é do conhecimento deles?.

Arnaldo Luiz de Oliveira Filho arluolf@hotmail.com

Itapeva

*

ÁGUA POTÁVEL

Água potável é aquela própria para beber, isenta de micro-organismos capazes de causar doenças. A água encanada, fornecida pela rede pública, é previamente tratada em estações de tratamento onde passa por dois processos. O primeiro é o de clarificação, por sedimentação e filtragem dos sólidos em suspensão, em geral lodo ou barro. O segundo consiste na eliminação dos micróbios, o que é feito pela adição de cloro ou, em alguns países, por ozonização. No Brasil, por não confiar no correto tratamento industrial da água fornecida pelo sistema coletivo, as pessoas têm o hábito arraigado de filtrar a água encanada para bebê-la ou de comprar água em garrafões. Cabe alertar que esses dois procedimentos não garantem a desejada potabilidade da água: A filtração não elimina os micróbios, muito menores do que os poros das velas, que apenas retém o lodo e eliminam o gosto do cloro, isso quando têm carga de carvão ativado. A água de garrafa ou garrafão vem de fonte ou poço artesiano. Como não tem qualquer tratamento, há sempre o risco de contaminação do lençol freático e nem sempre o engarrafamento e armazenamento é cuidadoso. Além disso o descarte das embalagens plásticas causa sérios problemas ambientais. A chamada 'água mineral', em quase sua totalidade, é apenas uma água de fonte, sem qualquer composição de sais minerais que a qualifique como 'mineral'. Ou seja, é uma ilusão seu consumo. Cabe aos governos das cidades informar e garantir aos seus moradores que eles dispõem nas suas torneiras uma boa água para se beber e que farão muita economia se dispensarem os filtros e garrafões de água.

Roldão Simas Filho rsimas@aos2.com.br

Brasília

*

MARIO FERNANDES E A SELEÇÃO BRASILEIRA

Motivos pessoais, depressão, ou seja lá o que for. Se mais jogadores seguirem o exemplo de Mario Fernandes, talvez acelerássemos a saída do técnico (técnico?) e pudéssemos ter ainda alguma chance na próxima Copa. Aliás, segundo Mano Menezes, "seleção não é brincadeira". Não deve ser mesmo, mas o que ele tem feito com suas convocações, escalações e, por conseguinte, com times e torcedores, se não é brincadeira, é uma grande palhaçada. Parabéns ao jogador. Fora Mano!

Max Toledo max.toledo@hotmail.com

Guarulhos

*

ELE TEM DIREITO

Parabéns ao comentarista Antero Greco (28/9), que fez minhas palavras (acredito de muitos) com pontos, acentos e vírgulas, tudo o que penso á respeito do boleiro Mario Fernandes que recusou ir para a seleção brasileira de futebol. O rapaz tem todo o direito de recusar e ponto final.

Laércio Zanini arsene@uol.com.br

Garça

*

BANIDO DA SELEÇÃO

Surpreendente o posicionamento do lateral do Grêmio, Mario Fernandes, ao não se apresentar, em Belém, para o início da preparação da seleção para o jogo contra a Argentina. Curioso o que aconteceu com o centro avante Leandro Damião, que se contundiu sozinho, logo depois do seu time, o Internacional de Porto Alegre, ter solicitado a sua dispensa da seleção para não enfraquecer o seu time na última rodada do Brasileirão.

Sergio S. de Oliveira ssoliveira@netsite.com.br

Monte Santo de Minas (MG)

*

HUMOR FINO

"Seleção não é brincadeira", foi o comentário de Mano Menezes sobre a recusa do lateral Mario Fernandes do Grêmio de se juntar ao grupo que enfrentou a Argentina em Belém. Tá aí, como técnico, ele não tem obtido grandes resultados, mas como humorista, leva muito jeito.

Hermínio Silva Júnior hsilvajr@terra.com.br

São Paulo

*

FIFA VEIO ATRÁS DE NEYMAR

A fama do garoto Neymar está circulando o mundo, isto é o retorno de reconhecimento público de alguém que nasceu com o dom de ser um artista da bola. Pelé, também ficou mundialmente conhecido, graças a arte de saber tratar com carinho essa bola que fanatiza a maior parte dos amantes do futebol. Neymar está caminhando para aproximar do Pelé, ainda não chegou lá. Mas por outro lado reconheceu e assumiu seu filho e também está sendo contatado pela Fifa, entendendo que Neymar tem uma imagem forte e um futuro muito promissor, podendo lhe ajudar nas suas divulgações.

Benone Augusto de Paiva benonepaiva@yahoo.com.br

São Paulo

*

ENGAVETAMENTO NA IMIGRANTES

O recente engavetamento gigante, ocorrido na rodovia Imigrantes, expôs mais uma das faces perversas do injusto sistema de pedágios abusivos, de custo-benefício desproporcional, que temos em nosso País. Pelo que foi mostrado e noticiado na mídia, há fortes indícios de que, pelo menos em parte, a concessionária foi responsável pelo que ocorreu. Ora, qualquer usuário habitual da rodovia sabe que naquela região, principalmente em certas estações do ano, as condições climáticas podem mudar rapidamente. Partindo-se desse raciocínio, e levando-se em conta que, não é de hoje que a concessionária contabiliza lucros astronômicos com a exploração do pedágio mais caro das nossas rodovias, cabe a pergunta: se a estrutura de prevenção da concessionária fosse realmente de acordo com as conhecidas e previsíveis adversidades climáticas na rodovia, o engavetamento teria sido dessas proporções? Mas, além dessa aparente negligencia o que dizer sobre os saques e roubos de peças e objetos dos veículos dentre as dezenas, ou, centenas de vítimas, isto é, que não foram os causadores do engavetamento, mas se envolveram pelas circunstancias, sofrendo todas as conseqüências? Absurdamente, Isso aconteceu, mesmo com a cobrança de taxas de remoção e deposito bem à moda brasileira, ou seja: o cidadão paga caro para não ter garantia de coisa alguma (...). O fato de os veículos, alegadamente, terem sido removidos para um pátio provisório, em nada justifica a falta de cuidado. Onde está o bom senso e que política ou, visão social é essa, mais ainda, diante de tanta desgraça? É simplesmente inadmissível, alguém tem que ser responsabilizado. O engavetamento na Imigrantes, é mais um desses eventos sobre os quais devemos refletir, e perguntar a nós mesmos: O que estamos fazendo, contribuindo, para nós brasileiros sairmos dessa ingenuidade e covardia coletiva que está debilitando nosso capacidade de reação? Precisamos urgentemente, aprender, ou, "descobrir", formas eficazes de pressão, que resultem em profundas mudanças e desmonte dessas estruturas geradoras de injustiças. Do contrário, daremos fôlego para a consolidação de uma espécie de poder paralelo, que por sua vez, em poucos anos transformará classes de trabalhadores, principalmente os caminhoneiros autônomos, em: "Escravos dos senhores das cancelas nas rodovias". Que País é esse?

Lotario Wessling, caminhoneiro lotariowessling@yahoo.com.br

Venâncio Aires (RS)

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.