1. Usuário
Paladar
Assine o Estadão
assine


Frango ao gratin

Lucinéia Nunes - O Estado de S.Paulo

04 Junho 2009 | 02h 36

Maria Humberta Souza da Silva, cozinheira de Simone Kauffmann

Basta encontrar cupuaçu na feira para a cozinheira paraense Maria Humberta Souza da Silva matar a saudade da sua terra. Em suas panelas, a fruta logo vira geleia, recheio de bolo e chocolate. "Ela tem a acidez ideal para os doces", conta Maria. "Já o açaí que se come aqui não é tão bom quanto o de Belém, não", diz. Para se garantir, sempre que visita a mãe a cozinheira volta com uma sacola cheia de açaí congelado.

A cozinheira deixou a paixão pelas frutas de lado e apostou em outra das suas especialidades para apresentar aos leitores do Paladar, o frango ao gratin. "Essa receita é muito fácil. Só precisa tomar cuidado com o ponto do creme para não engrossar demais." Aos 62 anos, Maria diz que conserva a mesma disposição de quando, aos 20 anos, mudou-se para o Rio de Janeiro. Nessa época, além de aprender a cozinhar, ela estudou espanhol e um pouco de inglês com uma antiga patroa. "Tenho o espírito jovem, não desisto nunca", diz. Nos fins de semana, faz trufas e ajuda uma amiga com encomendas para festas. Ela sabe fazer de tudo, doces e salgados, suflês, tortas, assados, musses e bolos. Mas na casa da empresária Simone Kauffmann as sobremesas ficam restritas às ocasiões especiais. "A família prefere alimentação balanceada, à base de legumes, grelhados, arroz integral e frutas", conta a cozinheira.

Frango ao gratin

Rendimento: 5 porções

Ingredientes

2 peitos de frango com osso;

1 cebola; 3 tomates picados (sem pele e sementes); 1 folha de louro; 3 dentes de alho; 2 tabletes de caldo de galinha; 1 lata de creme de leite; 2 colheres (sopa) de maisena; 1 lata pequena de ervilha; 100g de champignon fatiado;

1 colher (chá) de orégano; 2 colheres (sopa) de margarina; 2 colheres (sopa) de salsa picada; ½ maço de salsa; 100 ml de vinho branco seco; 4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

Preparo

Limpe bem os peitos de frango e cozinhe em três litros de água, com o louro, meia cebola, o alho inteiro, meio maço de salsa com o talo e um tablete de caldo de galinha. Cozinhe em fogo baixo até reduzir o caldo para 500 ml. Retire o frango, desfie e reserve. Em uma panela, ponha meia cebola ralada e doure com a margarina. Acrescente o cogumelo e, por último, o tomate. Refogue bem e junte o frango desfiado. Mexa mais um pouco, junte o caldo do cozimento, outro tablete de caldo de galinha e deixe ferver por 5 minutos. Dissolva a maisena com um pouco de caldo e despeje na panela. Adicione o vinho e mexa. Quando o creme estiver soltando da panela, junte a ervilha, a salsa picada e duas colheres de queijo ralado. Mexa bem e ponha o creme de leite. Misture e ponha em um refratário. Cubra com queijo ralado e leve ao forno para gratinar. Sirva com salada e arroz.

  • Tags: