Gestão de pessoas que funciona

Magazine Luiza já é referência: está na lista das melhores empresas para trabalhar há 12 anos

PUBLICIDADE

Por Márcia Placa
Atualização:

Há 12 anos o Magazine Luiza aparece entre as melhores empresas para se trabalhar. "Isso significa que nossos esforços são reconhecidos pelos colaboradores e consolidados pelas instituições mais respeitadas do setor. É um sinal de que estamos no caminho correto", avalia a diretora de Gestão de Pessoas da empresa, Telma Rodrigues. "É uma importante referência para avaliarmos o desempenho das nossas ações."A presidente da empresa, Luiza Helena Trajano, aplaude a conquista. "É um reconhecimento que reflete imensamente no dia-a-dia da empresa e em todas as áreas. É muito estimulante também ver a evolução do trabalho feito pela Gestão de Pessoas em todos esses anos." Na empresa, explica Luiza, as pessoas vêm em primeiro lugar, por isso a empresa oferece uma série de benefícios voltados à qualidade de vida que são estendidos à família inteira - da ajuda para pagar creches e/ou babás ao convênio médico dos pais. Exemplos dessas iniciativas são o cheque-mãe, ajuda mensal dada às mulheres com filhos até 10 anos de idade e a ajuda aos que têm filhos portadores de necessidades especiais, sem restrição de idade.A capacitação e evolução profissional também são preocupações constantes. "As pessoas sonham ter um diploma de faculdade, falar inglês, aprender informática. Por isso, oferecemos bolsas de estudos para aqueles que desejam estudar", diz Luiza, que começou a trabalhar na loja aos 12 anos.A empresa foi fundada pelos tios dela, Pelegrino José Donato e Luiza Trajano Donato. "Passei por todos os departamentos: cobrança, vendas, gerência, direção comercial", conta. Atualmente, ela também atua como presidente do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), entidade criada há cinco anos e que conta com 34 empresas associadas. DEDICAÇÃO RECONHECIDAFranclin Tavares dos Santos, aos 28 anos, é gestor administrativo. Trabalha desde os 16 anos e foi para o Magazine Luiza em 2008, na época em que a empresa inaugurou 50 lojas na cidade de São Paulo. Começou como analista de crédito. "Fui promovido a gestor de loja exatamente um ano após ingressar na empresa e o primeiro a receber promoção vertical entre os dois mil que ingressaram junto comigo", revela, orgulhoso."Estou em uma empresa que reconhece o profissional. Aqui percebemos que nosso trabalho é valorizado e não somos considerados apenas um número. O clima organizacional é muito bom", diz Franclin. "A empresa é muito aberta, tem um plano de carreira interno e você pode crescer. O espírito de equipe contagia tanto as lojas do interior como as lojas da capital. Todos se tratam com o mesmo respeito e motivação."Franclin já tem planejados os próximos passos da carreira. "Tenho o foco de chegar à gerente de recursos humanos em alguma regional. Já estou me envolvendo mais na área, com as pessoas. Ano que vem estudarei mais, vou fazer faculdade, me aprofundar em gestão de recursos humanos, aproveitando a bolsa de estudos oferecida pela empresa. Pretendo fazer psicologia também, e me desenvolver sempre."Ele acredita que a área de Recursos Humanos pode se envolver mais com as lojas, "para sentir como a equipe está se desenvolvendo". Ele conta que, no ano passado, a loja em que trabalha recebeu a visita das psicólogas e das lideranças regionais. O resultado, garante, foi muito bom. "Motivou nossas equipes."ORGULHOA gerente de loja Mônica Miguel da Silva tem tanto orgulho de pertencer ao quadro de funcionários do Magazine Luiza que gostaria de usar, no dia a dia, o uniforme da empresa. "É uma pena que gerentes não possam usar uniforme, porque eu queria desfilar por todos os lados com ele", brinca. Ela trabalha na empresa desde junho de 2008, antes da inauguração das lojas em São Paulo. "Eu tinha ouvido falar muito bem do Magazine Luiza e, quando soube que a empresa estava vindo para São Paulo, resolvi me candidatar à vaga, apesar de estar, na época, feliz com o meu trabalho. Eu sabia que era difícil ingressar como gerente externo, porque o Magazine Luiza prioriza o crescimento dos colaboradores que já fazem parte da equipe. Mesmo assim, fui chamada e fiquei muito feliz com conquista", confessa. TRANSPARÊNCIAMônica tem paixão pela empresa. "Quando estava em treinamento, passei por algumas lojas, e muita gente me falou "Nossa, parece que você já nasceu aqui". Sempre me identifiquei com o Magazine Luiza. Aqui existe carinho com os funcionários e preocupação com as pessoas." Entre as melhores práticas para com os funcionários, ela destaca o treinamento e a transparência. "O Magazine Luiza investe em pesquisa para ouvir o funcionário. Além disso, a empresa também dá abertura para qualquer um falar com a Luiza Helena e oferece acesso fácil em todos os níveis hierárquicos. A Avaliação 360 graus também é uma forma do funcionário expressar o que tem verdadeiramente dentro dele", afirma. Mônica batalha pela promoção. "Penso em ser gerente regional. Estou trabalhando muito para isso. Vou voltar a fazer faculdade, parei lá atrás quando precisei investir no trabalho e nos meus três filhos. Com os meus resultados, com a minha loja e a minha equipe, acho que consigo chegar lá". O primeiro passo já foi dado: fez a matrícula da faculdade, aproveitando a bolsa de estudos que a empresa oferece. "Vou cursar administração de empresas", conta, feliz. "Esta é uma empresa que dá condição de remuneração muito bacana e que investe no funcionário"Antes mesmo de entrar para o Magazine Luiza, ela afirma que já usava uma frase da presidente da empresa: "O segredo do sucesso é a cabeça, o coração e o bolso". E revela: "Aqui temos condição de ter os três, se trabalharmos de acordo." MAGAZINE LUIZA Atividade: Comércio Varejista Fundação: 1957 Faturamento (Brasil) em 2008: R$ 3,2 bilhões Total de currículos recebidos: 242.884 Onde atua: SP (sede), GO, MG, MS, PR, RS e SC Total de trabalhadores: 14.062 (homens, 48,63%; mulheres, 51,37%)Faixa etária:Abaixo de 25 anos: 36,05%Entre 25 e 35 anos: 41,52%Entre 36 e 45 anos: 17,15%Acima de 46 anos: 5,28% Histórico no prêmio: de 1998 até 2008

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.