Infraestrutura e barreiras ambientais são ameaças

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Por Raquel Landim
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Dois grandes desafios podem travar o avanço das exportações agrícolas do Brasil: infraestrutura precária e barreiras ambientais. "Não devemos esperar os estratosféricos índices de crescimento recentes", disse o professor de economia agrícola da Universidade de São Paulo (USP) Guilherme Dias.Estradas ruins e portos congestionados são velhos obstáculos para a agricultura brasileira. Outro impedimento importante é o protecionismo dos países ricos. Mas os problemas se tornam mais graves à medida que as fronteiras avançam."Sem infraestrutura, os custos de produção não são competitivos e a agricultura não consegue chegar a regiões que poderiam ser agrícolas, como o norte de Minas Gerais", disse o sócio-diretor da MB Agro, Alexandre Mendonça de Barros.A preocupação com o aquecimento global, que levou vários países a se comprometer a não desmatar, também limitam o avanço da agricultura. Dez anos atrás, as previsões apontavam que o Brasil teria mais de 100 milhões de hectares de área disponível para a agricultura. Hoje, as apostas estão em torno de 60 milhões, o equivalente a áreas de pastagem que poderiam ser convertidas em agricultura.Apesar das dificuldades, três novas fronteiras agrícolas crescem rapidamente e atraem investidores do Brasil e do exterior: Luís Eduardo Magalhães (oeste da Bahia), Querência (leste de Mato Grosso) e o Mapito (sul do Maranhão, sul do Piauí e uma parte do Tocantins). Novas obras são necessárias para essas regiões deslancharem. A construção da BR-158 (prevista no Plano de Aceleração do Crescimento) é fundamental para o leste de MT, dizem os especialistas. No Mapito, as obras da Ferrovia Norte-Sul já atraem investimentos.

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