Werther Santana/Estadão-24/10/2012
Werther Santana/Estadão-24/10/2012

Inspiradas nos EUA, universidades brasileiras pedem doações a ex-alunos

Prática corriqueira no exterior ainda é rara no Brasil; entre os motivos apontados por especialistas estão a inabilidade ao pedir contribuições, o não acompanhamento da carreira dos egressos e a falta de uma lei de incentivos fiscais para a educação

Ocimara Balmant, O Estado de S. Paulo

11 Novembro 2012 | 02h03

Todos os meses, a cobrança de R$ 150 já está programada para ser debitada da conta corrente do economista Pedro Albuquerque, de 27 anos. O crédito vai direto para o Insper, a instituição de ensino onde ele se formou, em 2009. Mas não se trata de pagamento de mensalidade atrasada nem de ressarcimento de bolsa de estudo. É uma doação voluntária. Simples assim.

"Comecei contribuindo com R$ 50. E, na medida em que o meu salário cresce, aumento a minha participação", conta ele, que atualmente trabalha em Curitiba numa empresa da área de infraestrutura. Assim como Pedro, outros 115 ex-alunos doam para o Fundo de Bolsas da instituição - desde que foi criado, em 2009, já foram arrecadados R$ 850 mil.

Todo o dinheiro é utilizado para subsidiar os estudantes oriundos de escola pública e que não têm condições de arcar com as mensalidades de cerca de R$ 3 mil - atualmente, dos 1,5 mil alunos do Insper, 100 são bolsistas.

A motivação dos doadores não é simplesmente caridade. "Quando contribuo, colaboro para a perenidade da instituição e ajudo a escola a se manter no topo, com os melhores alunos que poderia ter, o que inclui, obviamente, aqueles que não teriam condições de arcar com a mensalidade", diz Franco Veludo. Ele se formou em 2007 e, em todo início de ano, doa R$ 3 mil.

A prática, bem incomum no Brasil, é corriqueira mundo afora. Em especial nos EUA, onde só Harvard arrecada US$ 30 bilhões por ano. Mas a prática se difundiu. "Na Europa, Oxford e Cambridge estão muito fortes e, na América Latina, o México tem sido muito bem-sucedido nisso", elenca Custódio Pereira, autor do livro Sustentabilidade e Captação de Recursos na Educação Superior no Brasil.

O especialista diz que, tecnicamente, há três explicações para o Brasil ter uma atuação incipiente. "Aqui, não há essa visão da filantropia para a educação, as instituições de ensino não têm pessoas especializadas no trabalho de captação e o governo não oferece incentivo fiscal." Apesar disso, ressalva, o principal motivo do insucesso brasileiro é a falta de habilidade de quem pede. "Nós não sabemos pedir".

Nesse cenário, sobressai-se quem tem bons relacionamentos e sabe valorizar o doador, afirma o pró-reitor de ensino e pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Antonio Freitas. "Muitas de nossas salas e laboratórios foram doados por ex-alunos. Para a FGV, já doaram José Ermírio de Moraes, Moreira Salles e Abílio Diniz. Mas, no Brasil, as doações são frutos de amizade. Nos EUA, não. Lá, se qualquer um doa US$ 1 mil, ganha o nome no ladrilho."

Aos que doam muito, o agradecimento é mais explícito. A Universidade Yale, por exemplo, tinha outro nome até, no século 18, ser rebatizada com o sobrenome de um judeu que doou parte de suas riquezas para a instituição. Harvard também leva o nome de um doador generoso.

Reconhecimento. Veio exatamente desse modelo a inspiração para o formato de captação de recursos do Insper, conta o presidente da instituição, Claudio Haddad. "Nos espelhamos nas americanas privadas de primeira linha, que consideram desde o recém-formado até os empresários generosos."

Para a construção de um novo prédio - com inauguração prevista para 2013 e custo estimado em R$ 80 milhões - metade do valor foi arrecadado entre amigos e empresários. Na inauguração de uma outra unidade, em 2007, já haviam sido captados R$ 14 milhões. Os doadores nomearam alguma das 20 salas ou indicaram alguém a ser homenageado.

Logo, os alunos não têm aulas na sala 1 ou na 2, mas no Auditório Olavo Setúbal ou no Jorge Paulo Lemann, com direito a uma placa biográfica na entrada.

Por ali, a medida foi aplaudida. Mas uma iniciativa similar gerou muita confusão, em 2009, na Faculdade de Direito da USP, então dirigida por João Grandino Rodas, atual reitor da instituição. O problema foi batizar de Pedro Conde (1922-2003) o auditório reformado com o R$ 1,07 milhão que a família do ex-aluno havia doado para as obras.

A placa foi retirada após recurso movido por alunos que não aceitaram uma sala com nome de alguém que nunca dera aulas na faculdade. A família de Conde entrou com uma ação e neste ano obteve na Justiça a devolução da quantia que havia doado.

Acordadas. Longe das discussões ideológicas do Largo São Francisco, outra unidade da própria USP já tem passado o chapéu. A Escola Politécnica, que congrega os cursos de Engenharia, criou, neste ano, o Amigos da Poli, com a meta de arrecadar R$ 10 milhões nos primeiros 12 meses de atividade.

Dentre as privadas, a FGV tem uma assessoria com funcionários dedicados exclusivamente para captação de recursos. E a Universidade Mackenzie, a pioneira da prática no Brasil, vai ressuscitar, em 2013, seu programa de patrocínio. "Será uma campanha motivadora e providenciaremos aos doadores um fluxo de informação sobre o beneficiado, imprimindo o caráter mais pessoal possível ao programa", explica Solano Portela, diretor de finanças da instituição.

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