1. Usuário
Geral
Assine o Estadão
assine

Kerry discutirá possível interrupção no fornecimento de petróleo por Iraque

REUTERS

22 Junho 2014 | 10h 46

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, vai discutir com os países do Golfo nesta semana possíveis interrupções no fornecimento de petróleo devido ao conflito no Iraque, disse um alto funcionário do departamento de estado, neste domingo.

Kerry está visitando países do Oriente Médio e Europa. Ele deve viajar para o Iraque em breve, a pedido do presidente Barack Obama.

"“Eu imagino que isso será um tópico de discussão",” disse um alto funcionário do Departamento de Estado a jornalistas, a caminho do Egito, quando perguntado sobre possíveis interrupções no fornecimento de petróleo devido ao conflito no Iraque.

Combatentes sunitas tomaram o posto de controle na fronteira entre o Iraque e a Síria, derrubando uma linha definida por potências coloniais há um século, durante a campanha para criar um califado do Mar Mediterrâneo ao Irã.

O confronto, com fortes conotações sectárias, está empurrando o país para uma guerra civil. A maior refinaria do Iraque, Baiji, a 200 km ao norte da capital, perto de Tikrit, foi transformada em um campo de batalha.

O funcionário disse que as discussões serão sobre o "“possível impacto da situação do Iraque"” no fornecimento global de petróleo.

(Por Lesley Wroughton)