Lugar de aula é fora da sala

Lugar de aula é fora da sala

Sete passeios, guiados por chef, levam grupos à origem de ingredientes

10 Maio 2012 | 15h01

Você pode até ir sozinho à Ceagesp comprar peixe na madrugada. Mas a experiência não se compara a visitar o lugar com um chef como guia. E é exatamente essa a primeira aula fora da sala do 6º Paladar – Cozinha do Brasil. Neste ano há diversas atividades externas na programação.

Veja programação completa  no site do evento

Na madrugada de quinta para sexta-feira (29/6), o chef do Epice, Alberto Landgraf, conduz um grupo pelo mercado de pescados. Os visitantes vão ver a chegada do carregamento e aprender truques para escolher o peixe, conforme a época do ano e a receita.

No sábado, Jefferson Rueda recebe os alunos no açougue de seu novo restaurante, o Attimo. Ele vai demonstrar cortes de porco enquanto prepara pratos como o capiria porco na lata.

Outro passeio leva à cozinha do D.O.M,. de Alex Atala, que acaba de ser eleito o 4º melhor restaurante do mundo. O chef recepcionará os visitantes, que em seguida conhecerão o funcionamento do restaurante. Escalas no Dalva e Dito e na Em Nome do Pão, padaria de Atala e Rogério Shimura. Um dos melhores padeiros de São Paulo, Shimura conduz também uma visita ao Moinho Anaconda para mostrar a transformação do grão de trigo em farinha.

Na Sabor de Fazenda, na Vila Maria, as irmãs Silvia e Sabrina Jeha vão conduzir o grupo pelos canteiros de ervas e temperos, revelando segredos de cultivo. O programa começa com um farto café da manhã com pão de ervas, bolo de fubá, chás e sucos – tudo feito com os produtos do viveiro.

No domingo, duas viagens fecham a programação externa. O chef José Barattino, do Emiliano, leva um grupo para a Fazenda Família Orgânica, associação de produtores rurais de Campinas. A visita termina em almoço caipira.

Em São Paulo, David Hertz guia o passeio à comunidade de Paraisópolis, onde vai mostrar projetos sociais e, de quebra, os restaurantes do bairro.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.