Macarrão com alcachofra

Edna Fusilero, cozinheira da consulesa da Itália, Cristina Marsilli, acompanha a família em suas andanças há 17 anos. Já usou seu rolo de macarrão na Itália, na Bélgica, na Rússia. É ela quem acomoda os móveis quando eles chegam aos novos endereços, é ela quem dispõe os utensílios na cozinha. Imaginou uma mamma corpulenta com bochechas rosadas e farinha no avental quadriculado? Errou, pois Edna usa dólmã, é jovem, esguia e de italiana só tem a gulodice. Ela é filipina. "O Brasil é um paraíso. Adoro pão de queijo, brigadeiro e faço farofa para a feijoada", dispara ela.

O Estado de S.Paulo

13 Agosto 2009 | 02h41

Os Marsillis moram em São Paulo há três anos e promovem jantares cerca de três vezes por semana. "Geralmente sirvo massas. Temos que mostrar nossa comida italiana, né?", diz Edna, que às vezes vai à Liberdade comprar rolinho primavera para matar a saudade das Filipinas.

Para representar os pratos que costumar servir aos Marsillis, escolheu o macarrão com alcachofras. Estava al dente e as alcachofras, frescas e macias. "É importante para quem vive mudando de país ter uma pessoa fixa, que saiba o que as crianças gostam de comer", explica Cristina, italianizando ainda mais a conversa com sucessivos ecos. Vera, filha da consulesa, que estava ali à espreita, veio contar como é o nhoque que a Edna faz, tão bom que dispensa até molho.

Macarrão com alcachofra

Ingredientes

8 alcachofras; 300g de macarrão do tipo tubo; 3 colheres (sopa) de óleo vegetal; 2 colheres (sopa) de azeite; um maço de salsinha; 2 dentes de alho

Preparo

Tire as folhas das alcachofras, separando o coração. Corte o coração em tiras e ponha numa tigela com água fria e limão e reserve.

Em 5 litros de água fervente com sal grosso, cozinhe as folhas por aproximadamente 10 min. Deixe na água.

Pegue em seguida as tiras de coração e refogue em fogo baixo numa panela com o óleo vegetal, o alho e um pouco de sal; cozinhe até que estejam macias. Retire os dentes de alho e adicione a salsinha bem picadinha. Em seguida, tire as folhas da água e mantenha a panela no fogo para cozinhar o macarrão na mesma água.

Quando a massa estiver al dente, escorra bem e despeje numa travessa. Misture imediatamente as tiras de coração de alcachofra e o azeite de oliva. Ajuste o sal e sirva bem quente.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.