Estadão - Portal do Estado de S. Paulo

Geral » Milhares de pessoas se despedem de Campos em missa em Recife

Estadão

Estadão

BRAZIL

Milhares de pessoas se despedem de Campos em missa em Recife

Milhares de pessoas fizeram fila neste domingo para se despedir do candidato do Partido Socialista Brasileiro (PSB) à Presidência da República, Eduardo Campos, e participaram de uma missa campal em homenagem ao político, em Recife (PE).

0

REUTERS

17 Agosto 2014 | 11h57

Campos, 49 anos, morreu em um acidente de avião na manhã de quarta-feira no litoral de São Paulo junto com outras seis pessoas que estavam na aeronave.

O avião levava o socialista do Rio de Janeiro a Santos, onde ele cumpriria agenda de campanha, quando caiu sobre prédios em um bairro residencial. Campos deixa a mulher, Renata, e cinco filhos.

Em uma missa de corpo presente na praça da República, celebrada pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, filhos de Campos também prestaram homenagem ao pai.

Além de familiares e da população, diversos políticos e autoridades foram se despedir de Campos, cujo corpo começou a ser velado na noite de sábado no Palácio Campo das Princesas, sede do governo pernambucano.

A presidente Dilma Rousseff participou das homenagens, assim como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o candidato à Presidência pelo PSDB, Aécio Neves. A ex-senadora Marina Silva, candidata a vice de Campos que vai assumir a chapa, também foi se despedir do político.

Muitos dos que foram ao velório e assistir à missa campal carregavam bandeiras do PSB e da campanha de Campos, além de cartazes prestando homenagem ao candidato. Segundo estimativa da Polícia Militar, 100 mil pessoas estão no local da missa.

O corpo de Campos será levado em cortejo da Praça da República, na região central de Recife, até o cemitério de Santo Amaro, onde será enterrado no túmulo de seu avô, o político Miguel Arraes, que foi um dos ícones da esquerda na resistência à ditadura militar no Brasil.

Os corpos do assessor de imprensa de Eduardo Campos, Carlos Percol, e o fotógrafo da campanha, Alexandre Severo, também estão sendo velados e serão enterrados em Recife.

(Por Paulo Whitaker)

Mais conteúdo sobre: