Ministro das Cidades participa de blitz na Via Dutra

Rio, 15/12/2012 - O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, participou neste sábado de uma blitz de fiscalização e conscientização de motoristas, na Rodovia Presidente Dutra, na altura do Trevo das Margaridas, no Rio de Janeiro. O objetivo é reduzir o número de mortes em acidentes, que costumam aumentar nessa época do ano em função do consumo de bebidas alcoólicas e excesso de velocidade.

DANIELA AMORIM, Agência Estado

15 Dezembro 2012 | 13h45

A Operação Integrada Parada-Rodovida reúne quatro ministérios - Cidades, Saúde, Transportes e Justiça - em uma ação integrada no período de 15 de dezembro a 13 de fevereiro de 2013.

A fiscalização começou na quinta-feira. Neste sábado, Ribeiro juntou-se à Polícia Rodoviária Federal na checagem de veículos que rodam na Via Dutra. O ministro distribuiu cartilhas com os 10 mandamentos do motorista responsável. Entre as recomendações estão o uso cinto de segurança, não dirigir alcoolizado, não ultrapassar em local inadequado, não usar telefone celular ao volante e respeitar os limites de velocidade.

"Algumas recomendações parecem chavões, mas são decisivas no dia-a-dia no trânsito. São pequenas ações, mas com grandes repercussões", afirmou Ribeiro.

Além da conscientização de motoristas, a operação inclui verificação de documentos, fiscalização de irregularidades e testes de ingestão de álcool. No ano passado, a ação conseguiu cortar em 8,9% o número de vítimas fatais de acidentes: o número de mortos passou de 2.126 no verão de 2010 /2011 para 1.937 em 2011/2012.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.