Na Cisjordânia, Belém espera 90 mil visitantes para celebrações de Natal
Festividades, que incluem concertos, corais e procissões, culminarão com a tradicional missa de Natal na Igreja da Natividade.

Turistas e peregrinos estão chegando a Belém, na Cisjordânia, para participar das celebrações de Natal.
A cidade espera a participação de 90 mil visitantes em atividades que incluem concertos e procissões neste fim de semana.
A tradicional Igreja da Natividade, construída há 1,7 mil anos no local onde, acredita-se, nasceu Jesus, celebrará à meia-noite a sua tradicional Missa de Natal.
Do lado de fora, uma árvore de cerca de 15 metros adorna a Praça da Mangedoura, palco de apresentação de corais.
"Estamos celebrando este Natal na esperança de que no futuro próximo tenhamos nosso direito à autodeterminação", disse à agência AP o prefeito de Belém, Victor Batarseh.
"Nosso direito de estabelecer nossa própria democracia, nosso Estado palestino secular em terra palestina", afirmou.
O acesso a Belém é controlado pelas autoridades israelenses através de postos policiais e uma polêmica barreira que contorna três lados da cidade.
Com 50 mil habitantes, Belém já foi predominantemente cristã, mas tem hoje dois terços de seus moradores muçulmanos.
Uma das razões apontadas como explicação para o êxodo de cristão são as restrições econômicas impostas por Israel à Cisjordânia.
Outra seriam as perseguições de cristãos por muçulmanos. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.
Notícias relacionadas:
- Análise: Romney é candidato 'hollywoodiano', mas com fraquezas
- Supremo britânico rejeita apelo contra extradição de Assange para a Suécia
- Políticos britânicos querem que escolas ensinem alunos a gostar do corpo
- Artista povoa floresta com silhuetas que 'refletem meio ambiente'
- Ivan Lessa: E eis aí - Au! Au! - o Mundo Cão
Siga o @estadao no Twitter
- 01 Serra chama de 'lixo' livro sobre ...
- 02 Rota invade suposta reunião do PCC e ação ...
- 03 Marconi Perillo se antecipa à CPI do ...
- 04 Mercado financeiro prevê PIB abaixo de 3% em ...
- 05 Obama dá sinal verde a sanções contra ...
- 06 Cachoeira fica calado e CPI antecipa fim de ...
- 07 Governo já discute redução de superávit ...
- 08 ‘Estado’lança site e aplicativo para ...
- 09 Crise atual pode ser pior que a Grande ...
- 10 FGV: País tem queda de 7,26% no número de ...
Grupo Estado
- Copyright © 1995-2012
- Todos os direitos reservados





