1. Usuário
Geral
Assine o Estadão
assine

Nível do sistema Cantareira cai para 16,8% da capacidade

GABRIELA VIEIRA - Agência Estado

26 Fevereiro 2014 | 11h 13

O índice que mede o volume de água armazenado no Sistema Cantareira apresentou nova queda nesta quarta-feira, 26, atingindo apenas 16,8% da capacidade total dos reservatórios, de acordo com dados da Sabesp. Ontem, o nível era de 16,9%. A marca de hoje é a pior já registrada desde o início de operação do sistema, em 1974.

Nessa terça-feira, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, afirmou que um projeto para construção da infraestrutura necessária para o uso do volume morto (abaixo dos níveis operacionais) do Sistema Cantareira já estaria pronto. "Já está pronto o projeto das ensacadeiras, dos canais e das bombas. Não que a gente pretenda utilizar agora, mas vamos deixar tudo preparado para o inverno, caso haja necessidade", afirmou o governador.

O uso da reserva adicional de 400 milhões de metros cúbicos é a medida mais recente adotada pela Sabesp para garantir o abastecimento de água na região metropolitana de São Paulo. Mas na avaliação de especialistas em saneamento, considerando apenas um cenário técnico, a adoção de um racionamento deveria ser anterior ao uso do volume morto. O tempo e o custo das obras para a exploração desse volume tornariam o racionamento uma medida tecnicamente mais simples para enfrentar a atual crise hídrica.

Perguntado se poderia descartar a possibilidade de um rodízio de água, Alckmin afirmou que eventual adoção de um rodízio de água na Grande São Paulo "é uma decisão técnica que está sendo monitorada dia a dia pela Sabesp". Procurada pelo Broadcast, a concessionária, informou, por meio de nota, que não trabalha com qualquer tipo de restrição de consumo e voltou a afirmar que ainda avalia quais as melhores alternativas para a exploração do volume morto do Sistema Cantareira.

Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo