O sertão vai virar roça

O sertão vai virar roça

Caipiras e sertanejos, fogão à lenha, farinha e queijo

10 Maio 2012 | 15h05

Convencionou-se chamar de sertanejo quem vive no sertão do Nordeste e de caipira o morador do interior de São Paulo. Mas a verdade é que se tiver fogão a lenha, queijo, farofa e mandioca, as diferenças se diluem como caldo de cana no tacho. E a programação deste ano tem os dois.

Veja a programação completa no site do evento

Rubacão, farofa de queijo de manteiga, pirão de cuscuz, galinha de comboieiro… A escritora paraibana Ana Rita Suassuna, autora de Gastronomia Sertaneja – Receitas que Contam Histórias, vai tratar da cozinha do semiárido.

Rodrigo Oliveira, do Mocotó, revisita os clássicos sertanejos ao lado de Wanderson Medeiros, do Picuí, de Maceió. E faz parceria com o paraense Thiago Castanho para cozinhar com diferentes farinhas do Norte e do Nordeste.

Um dos maiores especialistas em cozinha caipira, o culinarista João Rural vai arrastar os erres para contar suas aventuras pelo Vale do Paraíba paulista, que percorre de fusca marrom, proseando e “rancando” dos moradores antigos o jeito de fazer pratos locais à moda tradicional. João cataloga as receitas e as publica em livros e no Guia Nascentes.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.