1. Usuário
Geral
Assine o Estadão
assine

Eleições nos EUA 2012

Obama solidifica liderança, com 5 pontos sobre Romney, aponta pesquisa

Reuters

20 Setembro 2012 | 17h 39

Levantamento da Reuters/Ipsos mostra o atual presidente com 48% dos votos e republicano com 43%

WASHINGTON - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, mantém uma vantagem de 5 pontos percentuais sobre o republicano Mitt Romney na disputa presidencial norte-americana, segundo pesquisa Reuters/Ipsos desta quinta-feira, 20. Obama tem 48% das intenções de voto contra 43% do republicano, na nova edição da pesquisa diária online.

Veja também:

link Pesquisa mostra Obama e Romney em empate técnico

link Vídeo polêmico de Romney afeta imagem de republicano, diz pesquisa

Obama lidera essa pesquisa ininterruptamente desde 7 de setembro, logo depois da convenção democrata que homologou sua candidatura. "Primeiro foi um impulso, e depois foi um impulso pós-convenção, e aí foi o resíduo do impulso, e agora é simplesmente uma liderança", disse a especialista em pesquisas do Ipsos, Julia Clark.

Obama tem vantagem de dois dígitos sobre Romney na avaliação de atributos pessoais, desde a simpatia até a capacidade de proteger empregos e sua "aparência presidencial". Romney só leva vantagem no quesito "ser um homem de fé", por 43% a 34%.

A vantagem de Obama permaneceu quase inalterada na última semana, período em que Romney sofreu vários reveses. O principal foi a divulgação, na segunda-feira, de um vídeo gravado secretamente, no qual o republicano desqualifica o eleitorado de Obama por se vitimizar e depender demais do governo.

O vídeo dominou o noticiário, mas dificilmente decidirá o voto dos eleitores independentes, que vão se basear mais em critérios econômicos, segundo Clark. Como o eleitorado acredita que a economia vai na direção certa, ainda que de forma oscilante, parece haver uma inclinação por Obama.

Clark disse que as pesquisas ainda podem se acirrar, mas previu que Obama tem 70% a 80 % de chance de vencer a eleição de 6 de novembro. A pesquisa ouviu 2.078 eleitores registrados e 1.437 prováveis votantes entre os dias 16 e 20 de setembro. A margem de erro entre os votantes registrados é de 2,5 pontos, e entre os prováveis eleitores é de 2,9 pontos percentuais.

Eleições nos EUA 2012