PUBLICIDADE

OMS confirma 9.830 casos de gripe suína, mil a mais em um dia

Japão alerta para risco de epidemia em Tóquio; Europa registra apenas dois novos casos e o primeiro da Grécia

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

LONDRES - A Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou nesta terça-feira, 19, que registra 9.830 casos de gripe suína (influenza A) em 40 países diferentes, com 79 mortes. Na segunda-feira, 18, o boletim da OMS apontava 8.829 casos e 74 mortes. O vírus segue concentrado nas Américas, com 5.123 registros nos Estados Unidos, incluindo cinco mortes, e 3.648 ocorrências no México, com 92 mortes.

 

Veja também:

PUBLICIDADE

 

Autoridades japonesas fecharam nesta terça-feira mais de 4 mil escolas, o dobro do número de segunda-feira, e o país já registra 178 infecções pelo vírus. Segundo autoridades, há o risco de a doença se espalhar em breve por Tóquio, a densamente povoada capital do país. Muitas pessoas nas áreas urbanas afetadas passaram a usar máscaras depois que as cidades de Kobe e Osaka tornaram-se as primeiras a registrar a transmissão autóctone do vírus, que se espalhou rapidamente em duas escolas.

 

Na Europa, apenas dois casos novos surgiram, informou o Centro Europeu para a Prevenção e o Controle de Doenças nesta terça-feira, elevando o total no continente para 265. A Grécia divulgou o primeiro caso no país, na segunda-feira, de uma pessoa que voltava de viagem a Nova York.

 

A OMS mantém o alerta de pandemia (epidemia generalizada) para a gripe suína em 5, em uma escala de 1 para 6. O número mais elevado é caracterizado por surtos em pelo menos um país de fora da região de origem da doença, no caso as Américas. A elevação do alerta indicaria que uma pandemia está em andamento, segundo a entidade.

 

A OMS recomenda que as pessoas doentes adiem viagens internacionais. Os que apresentarem sintomas após viagens internacionais devem buscar tratamento médico. As informações são da Dow Jones.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.