1. Usuário
Geral
Assine o Estadão
assine


Otan diz que Rússia a vê como adversária e prepara ajuda para Ucrânia

REUTERS

15 Junho 2014 | 13h 20

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) prepara medidas para ajudar a Ucrânia a se defender no impasse com a Rússia e precisa adaptar-se ao fato de que Moscou a vê como uma adversária, disse o secretário-geral da organização, Anders Fogh Rasmussen, em entrevista publicada neste domingo.

Kiev acusa Moscou pela revolta separatista no leste da Ucrânia, onde o número de mortos aumentou no sábado depois que rebeldes derrubaram um avião de transporte militar ucraniano.

Enquanto a Otan deixou claro não ter planos para se envolver militarmente na Ucrânia, a organização enviou avião e embarcações para o leste da Europa. Rasmussen disse considerar medidas de longo prazo para garantir a proteção de aliados.

“Precisamos nos adaptar ao fato de que a Rússia agora nos considera como seus adversários”, declarou Rasmussen ao jornal El País.

Ele disse que a Otan está preparando um pacote de ajuda para apresentar aos países membros no fim deste mês, incluindo apoio para a Ucrânia reformar o seu setor de defesa e modernizar as suas forças armadas.

(Reportagem de Tracy Rucinski)