1. Usuário
Geral
Assine o Estadão
assine

Pane fecha todas as estações do metrô de Brasília

Agência Estado

02 Julho 2014 | 11h 45

Uma pane elétrica tirou de funcionamento o metrô de Brasília, que liga cidades satélites como Águas Claras, Ceilândia e Samambaia ao Plano Piloto, na manhã desta quarta-feira, 02. Ontem, o rompimento de um cabo de energia já havia paralisado parcialmente a operação, causando grande prejuízo aos usuários. Hoje, as estações amanheceram interditadas e somente no final da manhã o funcionamento começou a ser gradualmente retomado, com um número reduzido de trens. A administração do Metrô-DF informou que por enquanto o funcionamento ocorre em caráter de observação e que a operação será normalizada ao longo do dia.

Ontem, por causa da pane elétrica, os trens que saíam das cidades satélites de Ceilândia e Samambaia não conseguiam chegar até a rodoviária central do Plano Piloto, destino da grande maioria dos usuários. Os trens, que operavam com velocidade reduzida, chegavam à Asa Sul não conseguiam prosseguir por falta de energia elétrica. A situação se agravou e todas as estações foram interditadas. Cartazes informavam que não havia previsão para o retorno. Houve princípios de tumulto em algumas estações.

Os problemas no Metrô-DF têm sido recorrentes nos últimos dias, devido a obras urbanas em vias de acesso no Plano Piloto que estão prejudicando a rede de abastecimento de energia elétrica.