Paraguai cria orquestra com instrumentos feitos de lixo

Jovens músicos de favela usam materiais recicláveis de lixeira onde toneladas de detritos são depositados diariamente.

BBC Brasil, BBC

29 Dezembro 2012 | 12h39

Uma orquestra no Paraguai está causando sensação na América do Sul em que se apresenta devido aos instrumentos que ela usa - todos materiais encontrados no lixo.

A Orquestra de Instrumentos Reciclados, de Cateura, no Paraguai, reúne jovens músicos de uma favela que se valem das toneladas de detritos jogados em uma lixeira na região onde vivem.

O criador da orquestra, Favio Chávez afirma que a música faz com que as crianças locais se mantenham distante de potenciais problemas.

''Aqui há muita droga, consumo de entorpecentes, álcool, violência e trabalho infantil. Ninguém imaginaria que num lugar desses crianças pudessem aprender valores, mas que a orquestra é como uma ilha'', comenta Chávez, que criou a orquestra há cinco anos.

Eles intrepretam desde clássicos até canções pop, utilizando violinos, violoncelos e instrumentos de sopro feitos a partir de materiais como tambores de metal, tubos galvanizados e latão.

Agora, a orquestra se prepara para excursionar pelos Estados Unidos e também será tema de um documentário. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Mais conteúdo sobre:
paraguai instrumentos lixo

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.