Felipe Rau/Estadão
Felipe Rau/Estadão

Prato do dia: torta gelada de morango

Receita testada pela editora do Paladar

Patrícia Ferraz, O Estado de S.Paulo

06 Fevereiro 2014 | 02h09

Leve, pouco doce e muito macia, esta torta da Helô Bacellar é maravilhosa. Mas, a verdade é que precisei de muitas tentativas até conseguir acertar o preparo... O problema era o merengue italiano - ou melhor, a calda que deve ser misturada às claras em neve para fazer aquele merengue firme e brilhante. Eu fazia tudo conforme a receita, mas ela escurecia e queimava. Se eu tirava antes, ficava rala. E em vez de cremosa, a torta ficava granulada. Acabei ligando para a Helô. "Você deve estar usando uma panela muito grande para fazer a calda". Bingo. O negócio é colocar a água, o açúcar e a glicose de milho numa panelinha de inox de uns 16 cm de diâmetro e tirar do fogo assim que se formarem bolhas grandes. O resto é fácil.

1 Aqueça o forno a 180°C e unte com manteiga uma fôrma de fundo removível de 22 cm de diâmetro. Misture a bolacha e a manteiga para fazer uma farofa e espalhe no fundo da fôrma; pressione com a palma da mão para acertar e leve ao forno por 10 minutos.

2 Separe uns 5 morangos para decorar e bata os demais no liquidificador com o suco de limão.

3 Bata o creme de leite até encorpar e leve à geladeira.

4 Misture a água, o açúcar e a glicose de milho numa panela pequena e leve ao fogo até formar bolhas grandes. Reserve.

5 Bata as claras em neve até formar picos firmes e, sem parar de bater, junte a calda quente aos poucos, batendo até esfriar e conseguir um merengue firme.

6 Com a espátula e delicadeza, incorpore ao merengue a polpa de morango e o creme batido. Despeje na fôrma e leve ao freezer. Dez minutos antes de servir, desenforme e transfira a torta para um prato, mantendo a base da fôrma, se achar complicado soltar. Decore com os morangos reservados.

Rende 8 porções

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.