1. Usuário
Geral
Assine o Estadão
assine


Preço do minério de ferro cai e se iguala à mínima de 2 anos na China

REUTERS

02 Setembro 2014 | 12h 51

As cotações do minério de ferro com entrega imediata na China equiparam nesta terça-feira a mínima de dois anos registrada em setembro de 2012, pressionadas por dados fracos do setor industrial do país.

O minério com teor de 62 por cento de ferro, referência para o mercado global, foi negociado a 86,70 dólares por tonelada, queda de 0,46 por cento ante segunda-feira, mesmo valor registrado em 5 de setembro de 2012.

Se os preços recuarem mais um pouco, atingirão um patamar visto pela última vez apenas em outubro de 2009, quando bateram em 85,90 dólares.

O crescimento do vasto setor industrial da China desacelerou em agosto, uma vez que as demandas externa e interna diminuíram, mostraram na segunda-feira duas pesquisas, provocando novos pedidos de mais afrouxamento de política monetária para impedir que a economia tropece novamente.

Apesar de entrar em um período do ano tradicionalmente de alto consumo de aço, a maior siderúrgica privada da China, o grupo Shagang, disse que irá cortar os preços de seus principais produtos no início de setembro.

"Não há nada de bom neste momento, as usinas não estão lucrando, e eu não espero qualquer novo estímulo vindo do governo em breve", disse um operador da cidade de Tangshan, que concentra diversas siderúrgicas na província de Hebei.

(Por David Stanway)