1. Usuário
Geral
Assine o Estadão
assine

Premiê da Ucrânia diz que Rússia planeja bloquear fluxo de gás para Europa

REUTERS

27 Agosto 2014 | 08h 46

O primeiro-ministro ucraniano, Arseny Yatseniuk, disse nesta quarta-feira que Kiev teria conhecimento sobre planos da Rússia para interromper o fluxo de gás para a Europa durante o inverno, em comentários que provavelmente devem alimentar o impasse entre Moscou e o Ocidente.

A Rússia interrompeu o fornecimento de gás para a Ucrânia em junho por causa de uma disputa de preços, mas continuou a fornecer gás à Europa, seu maior mercado.

"A situação no setor de energia (da Ucrânia) é difícil. Sabemos de planos da Rússia de bloquear a passagem (de gás) mesmo para países da União Europeia neste inverno", disse ele durante uma reunião de governo.

Yatseniuk não disse como teria tomado conhecimento dos planos russos.

Metade das exportações de gás russo para a UE foi enviada através da Ucrânia no ano passado. A Gazprom, que exporta o gás russo, não quis tratar do assunto e o Ministério da Energia russo não estava imediatamente disponível para comentar.

O fornecimento de gás russo para a Europa através da Ucrânia chegou a ser interrompido nos invernos de 2006 e 2009, por causa de desentendimentos entre Rússia e Ucrânia sobre preços.

(Reportagem de Natalia Zinets)