Professor fotograva e investiga formatos intrigantes de flocos de neve

Kenneth Libbrecht tem uma coleção de milhares de imagens microscópicas de diferentes formas de flocos a diferentes temperaturas.

BBC Brasil, BBC

25 Dezembro 2012 | 06h42

A física dos flocos de neve

O professor Kenneth Libbrecht estuda ondas gravitacionais no Instituto de Tecnologia da Califórnia. Mas sua grande paixão é entender como diferentes formas de flocos de neve se formam a diferentes temperaturas.

Libbrecht passou dez anos viajando pelo mundo fotografando flocos de neve. Agora, tem uma coleção de dezenas de milhares de imagens microscópicas.

"Quero saber por que formam-se placas a -2ºC, colunas a -5ºC, mas placas novamente quando a temperatura chega a -15ºC", diz.

Libbrecht afirma que o método de individualizar um cristal de neve para fotografá-lo é o mesmo há anos. "Você deixa o cristal cair sobre (uma superfície) negra ou escura. Daí você pega-o com um palito de dente e coloca em uma lâmina de vidro."

O site do professor (www.its.caltech.edu/~atomic/snowcrystals/class/class.htm) traz mais informações sobre a formação dos flocos de neve. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Mais conteúdo sobre:
also galeria flocos de neve cristais neve

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.