Receitas levam poesia e mágica à panela

Receitas levam poesia e mágica à panela

Livros propõem receitas mágicas ou líricas, possíveis e impossíveis

Heloisa Lupinacci,

10 Maio 2012 | 15h47

 

LIVRO DE RECEITAS PARA MULHERES TRISTES

Ingredientes: muita poesia, algo de mágica, uma pitada de autoajuda, uma cabeça de escritor e boa literatura quanto baste. O difícil é acertar o ponto. E o escritor colombiano Hector Abad adoça na medida, nem melado, nem azedo. As receitas soam infalíveis. “Não seja presa do mesquinho hábito de chorar aos soluços, e cure-se disso com porções de arroz branco.” Preparo: “Lave-o três vezes, até que a água leitosa se torne clara e suave como seio de ama. Junte o dobro de água e uma pitada de sal. Quando a água ferver, mexa apenas uma vez. Tampe a panela e baixe o fogo. Dez minutos depois apague o fogo sem destampar a panela. Espere 15 minutos com o arroz abafado”.

Para curar a culpa? Carne de dinossauro, leite de mamute ou postas de celacanto. Quando o amado está longe, chá de melissa. “Se você está nervosa, ainda vale o velho chá de camomila, mas não adicione limão nem açúcar. Não funciona quando a preocupação é mais forte que você. Se assim for, melhor continuar nervosa.” Há receita para tudo. Umas possíveis, outras não. Todas poéticas. 

Autor: Héctor Abad

Editora: Companhia das Letras

(144 págs., R$ 32, na Livraria Cultura, tel. 3170-4033) 

    

AS RECEITAS AMOROSAS DE UMA FEITICEIRA

    Menos poético, bem mais literal. O ponto alto deste livro de receitas-feitiços é a divertida cara de almanaque – e as informações enciclopédicas de ingredientes estranhos, como o chicote-de-feiticeiro.  As receitas têm nomes engraçados, como peru diabólico (para o seu convidado “perder o sorriso angelical”) e o tubarão do fogo de deus (sugestão para quem quer “reacender a chama”).

Autor: Brigitte Bulard-Cordeau 

Editora: Senac São Paulo

(232 págs., R$ 49,90, na Livraria Cultura) 


Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.